A cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em São Petersburgo, na Rússia, neste domingo (1/7).
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão.
A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
A candidatura da cidade foi lançada em 2009 pelo Iphan. O Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais valiosos da capital carioca, já tinha sido escolhido uma das sete maravilhas do mundo moderno em outra votação.
*Com informações do site do MinC e da Reuters