Começa nesta segunda, 21, em Salvador, a quarta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE). Durante o evento, que se encerra dia 26 de julho, haverá exibições de filmes, uma mostra informativa, ciclo de diálogos sobre o audiovisual, encontro de produtores e uma oficina do Produire au Sud, para a preparação de projetos visando a co-produções internacionais, que é uma parceria com o Festival des 3 Continents de Nantes, França.
O evento concentra atividades no Teatro Castro Alves, em Salvador, onde acontecerão exibição de filmes inéditos na Bahia e no Brasil e conferências com convidados especiais até o próximo dia 26. O SEMCINE tem como meta promover intercâmbio cultural, discussões e reflexões sobre a criação, produção, circulação e consumo do audiovisual.
A primeira atividade do evento será uma mesa redonda que discutirá o documentário e suas características. O debate começa às 10h, com a presença dos cineastas Jorge Bodanzky e Joel Pizzini e o professor italiano Elio Rumma, no salão principal do Teatro Castro Alves. À noite, às 20h, acontece a exibição do longa Bamako (Mali-França), de Abderrahmane Sissako, precedido do inédito curta-metragem baiano Cidade Cargueiro, de Aline Frey.
Participam do evento títulos premiados nos festivais mundo afora e aguardadas premières, como o novo filme de Breno Silveira, o diretor que levou mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas com o filme Dois Filhos de Francisco. Desta vez ele apresenta, na terça-feira (dia 22) à noite, Era uma Vez com a presença de atores e parte da equipe técnica em Salvador.
Dois filmes que iniciaram suas carreiras no importante Festival de Berlim estão na grade da Mostra Internacional. São eles o argentino Café dos Maestros, de Miguel Kohan, e o francês A Fábrica de Sentimentos, de Jean-Marc Moutout. De Portugal, será apresentado A Outra Margem, de Luiz Filipe Rocha, que foi premiado nos Festivais de Montreal e Guadalajara.
Outras duas atrações da Mostra Internacional são os filmes Bamako, co-produção Mali-França, dirigida por Abderrahmane Sissako, e Onde Estão Suas Histórias?, fita mexicana assinada por Nicolás Pereda. Este filme foi destaque nos festivais de Toulouse e Los Angeles. Já Bamako foi indicado ao Prêmio Cesar, considerado o Oscar francês e ganhou o importante Prêmio Lumière.
Além da Mostra Internacional, o cinema brasileiro também é destaque na Mostra Nacional e na seleção de curtas-metragens, que conta com a chancela da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Paralelamente aos filmes, o evento promove seminários e debates com convidados do Brasil e exterior.
Diálogos
Este ano o SEMCINE vai discutir temas como a intersecção entre História e Cinema, em conversa que vai contar com a presença do professor Kristian Feigelson, da Universidade Paris III, Sorbonne Nouvelle.
Política e realidade social no cinema é um tema que será tratado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo (Universidade de Turim), durante encontro que vai contar ainda com a escritora e ensaísta Sylvie Debs, que é adida de Cooperação e Ação Cultural na Embaixada da França em Belo Horizonte. Também vai ser tema dos diálogos a importância da trilha sonora na dramaturgia (mesa que vai contar com o professor Randolph Jordan, da Concordia University in Montreal).
As discussões abrangem ainda a fotografia no cinema como elemento poético (presença do cineasta e diretor de fotografia César Charlone) e a “Imagem-Movimento na Sociedade Contemporânea” (em mesa que terá o professor João Mário Grilo, da Universidade Nova de Lisboa). As mesas redondas vão acontecer na primeira metade do evento, entre até a próxima quarta-feira (dia 23).
Encontro e Produire
O foco das conversas na parte final do evento vai ficar concentrado no III Encontro de Produtores e Distribuidores de Cinema e Televisão, que vai trazer a Salvador nomes de destaque no cenário internacional, numa oportunidade para novos negócios. Realizadores e produtoras previamente inscritas vão poder apresentar seus projetos e articular variados espaços para exibição de seus produtos audiovisuais.
O SEMCINE abriga ainda as oficinas do Produire Au Sud, uma parceria com o Festival des 3 Continents de Nantes (França), que vai desenvolver seis projetos brasileiros de longa-metragem com uma proposta voltada ao mercado internacional. NO Foyer do Teatro Castro Alves outra atividade: o Lounge Multimídia que vai contar com uma programação de vídeos e música.
Nas edições anteriores trouxe ao Brasil nomes como o cineasta grego Constantin Costa-Gavras, o cineasta chileno Miguel Littin (Chile), além de pesquisadores como Robert Stam (New York University), Michel Marie (Sorbonne) e realizadores brasileiros, incluindo Nelson Pereira dos Santos, integrante da Academia Brasileira de Letras.
O IV SEMCINE tem direção do cineasta e artista plástico Walter Pinto Lima e coordenação geral do cineasta e produtor Bernard Attal e da produtora Diana Gurgel. A iniciativa é uma realização da VPC Cinema & Vídeo em parceria com o Trapiche Barnabé – Centro de Audiovisual e Ondina Filmes, e conta com o apoio do Ministério da Cultura.
Mais detalhes sobre o evento no endereço www.seminariodecinema.com.br. Os interessados podem contatar também o telefone (71) 3332-0032 ou o e-mail: contato@seminariodecinema.com.br.