A partir deste mês, o Santander passa a analisar planos de negócios de iniciativas empreendedoras com o objetivo de apoiar a concretização destes planos por meio de consultoria especializada. A iniciativa faz parte das inovações do Programa Santander Empreendedor, que desde novembro de 2009 colabora e fomenta ações voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro.

“Por atuarem com produtos e serviços inovadores, sem similares no mercado, iniciativas empreendedoras têm dificuldades para levantar recursos que possam apoiar os seus projetos ou o seu crescimento. Portanto, montamos uma estrutura específica para atender as suas necessidades, analisar e propor uma solução de maneira customizada”, afirma César Fischer, superintendente de Pequenas e Médias Empresas do Santander.

A porta de entrada dos planos de negócios dessas empresas no banco é o portal Santander Empreendedor. Após se cadastrar no portal e preencher uma autoavaliação, o empresário pode enviar o seu próprio plano de negócios ou baixar o modelo de plano pela ferramenta Make Money, disponível gratuitamente para os usuários aprovados na seleção do portal.

Os planos de negócios são analisados por equipe especializada do banco e pelo Núcleo de Empreendedorismo da FGV – Fundação Getúlio Vargas. “Avaliamos o grau de viabilidade mercadológica e econômico-financeira do plano de negócios”, afirma o executivo. Outros critérios importantes também serão analisados: o empreendedor deve ter uma empresa constituída, disponibilidade para investir pelo menos 40% do total do projeto e apresentar garantias bancárias, caso não tenha recursos próprios disponíveis.

O processo de avaliação também conta com visita de uma equipe do banco à empresa, formada pelo gerente de relacionamento de Pequenas e Médias Empresas, um especialista de crédito do Santander e por um consultor de Empreendedorismo. Essa equipe multidisciplinar ajudará o empreendedor a encontrar a melhor estrutura financeira que atenda às suas necessidades e à efetivação do seu plano de negócio.

Participam do Programa Santander Empreendedor instituições reconhecidas como Sebrae, Endeavor, IFC-International Finance Corporation e Universia.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *