O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (2/3) investimento de R$ 32 milhões para o Programa Cultura é Currículo, em 2011. O valor é o dobro da verba destinada no ano passado.
O programa promove visitas de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual a instituições culturais, espetáculos de teatro e dança, além de organizar exibições de filmes nas escolas. Em 2010, mais de dois milhões de alunos da capital, Grande São Paulo e interior participaram das atividades. Com o dobro do investimento, mais alunos devem ser contemplados.
Todas as ações do Cultura é Currículo são desenvolvidas com base na grade curricular da rede estadual, em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas de alunos e professores a espaços culturais; Escola em Cena, que leva alunos e professores a espetáculos de teatro e dança; Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela Secretaria.
Em 2008, quando foi lançado, o Cultura é Currículo contava com 26 instituições parceiras. Em 2010, o número de instituições subiu para 136. Somente no interior, foram acrescidos 20 novos destinos na programação, como o Observatório Didático de Astronomia de Bauru, o Museu de Anatomia da UNESP de Botucatu, o Museu de Paleontologia de Marília e a Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São João da Boa Vista. Também foram firmadas parcerias com prefeituras, secretarias municipais e ampliado o convênio com o SESC São Paulo.
Para 2011, estão previstas parcerias com mais dez instituições, somando um total de 146 espaços culturais para serem visitados. As atividades estão marcadas para começar no final de abril.
*Com informações do site da Secretaria de Estado da Cultura