A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e apoio do MAC-Sorocaba, apresenta ao público da área um novo modelo de oficina de capacitação, com carga horária estendida e conteúdo aprimorado.

É o Curso de Capacitação para Museus 2011, que surge do conceito de que a prioridade dos museus contemporâneos é o desenvolvimento humano, atuando não somente na formação do público, mas também na qualificação do corpo profissional das instituições. O objetivo das aulas é instrumentalizar e aprimorar os profissionais, oferecendo maior autonomia de trabalho e novos meios de programar suas estratégias de ação.

A partir de março, duas cidades do interior recebem a edição piloto: Brodowski e Sorocaba. Serão 40 vagas para cada sede e carga horária total de 112 horas, divididas em cinco módulos: Formatação de Projetos, Economia da Cultura e Leis de Incentivo; Curadoria; Expografia; Produção e Montagem de Exposições.

Os participantes dessa primeira etapa serão convidados pelo SISEM-SP. Renata Motta, diretora do Sistema, diz que o diferencial dessa edição é o nível de aprofundamento da atividade. “Os conteúdos teóricos possibilitam a maior capacitação dos profissionais no desenvolvimento de projetos que atendam as necessidades das instituições em que atuam”, explica.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *