A partir desta terça-feira (12/6) e até o dia 26 de junho, São Paulo recebe o “Ciclo copy, right?”. O evento vai promover a exibição, difusão e discussão de filmes relacionados à cultura livre.

Na programação, obras que abordam a questão da propriedade intelectual, da cultura remix, do software e hardware livre. As sessões são seguidas de debates com personalidades envolvidas com o tema.

O evento abre com a exibição de “¡Copiad, Malditos! – Copyright (or right the copy)”, realizado pelo documentarista espanhol Stéphane M. Grueso, em parceria com a RTVE, emissora pública da Espanha. Finalizado em 2011, este foi o primeiro filme sob uma licença livre (Creative Commons) a passar na TV pública espanhola.

Após a exibição do filme, o diretor Stéphane M. Grueso participará de um debate, por videoconferência, com a participação de Rafael Frazão, integrante da Casa da Cultura Digital.

No sábado (16/6), serão exibidos os filmes “Patent Absurdity” , de Luca Lacarini, e “Arduíno – o documentário”, dirigido por Rodrigo Calvo e Raúl Diez Alaejos. No dia 23 de junho, será apresentado “RIP: A Remix Manifesto”.

Nos debates, estarão presentes o diretor canadense Brett Gaylor, Pedro Markun, da comunidade Transparência Hacker e da Casa da Cultura Digital, Rodrigo Rodrigues, do Garoa Hacker Clube, e Bernardo Gutierrez, “pós-jornalista” espanhol.

Para encerrar o ciclo, no dia 26 de junho, serão exibidos dois filmes sobre a produção audiovisual/digital recente: “Remixofagia – Alegorias de Uma Revolução”, realizado por Rodrigo Savazoni, e “Ctrl-V – Video Control”, de Leonardo Brant.

O primeiro é um remix de trechos de filmes, entrevistas e músicas que faz uma espécie de “arqueologia” da cultura digital brasileira recente, com destaque para a luta pelo conhecimento livre e a presença das práticas de apropriação e reciclagem ao longo de nossa história. Já “Ctrl-V” é fruto de uma pesquisa sobre convergência audiovisual que explora as relações de poder e efeitos da indústria audiovisual sobre as sociedades contemporâneas.

Depois da exibição, Rodrigo Savazoni, um dos integrantes da Casa da Cultura Digital e diretor do Festival CulturaDigital.br, e Leonardo Brant, editor do Cultura e Mercado, falarão mais sobre seus filmes e também sobre políticas públicas de cultura digital, audiovisual em tempos de convergência, cultura livre e outros assuntos decorrentes desses.

No último dia do evento, a comunidade Transparência Hacker e o BaixaCultura promovem a Feira do Compartilhamento. Uma estrutura montada facilitará a troca de arquivos digitais presencialmente. A intenção é poder reproduzir o ambiente de troca de arquivos comum na rede. Todos os filmes exibidos no ciclo estarão disponíveis para compartilhamento.

As exibições dividem-se entre o Centro Cultural de Espanha (Av. Angélica, 1091, Higienópolis) e a Matilha Cultural (Rua Rego Freitas, 542, República). A feira será realizada no CCE.

A programação completa está disponível aqui.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *