Foi realizada nesta sexta-feira (14/2), a segunda reunião ordinária do Comitê Consultivo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
O Secretário do Audiovisual, Mário Borgneth, apresentou o planejamento da Secretaria para 2014 para ser debatido pelo Comitê, colocando como aspectos conjunturais do projeto: o calendário excepcional de 2014; o reposicionamento da SAv na governança da política audiovisual junto à Ancine; a reestruturação e reconfiguração das duas unidades vinculadas da SAv: a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico do Audiovisual; e o desenvolvimento do projeto de implementação do Canal da Cultura, a partir de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), constituindo um Fórum que terá ampla participação da sociedade civil.
A apresentação do planejamento das ações da SAv para 2014, foi dividida em cinco eixos programáticos e, posteriormente, abriu-se para o debate e para as demandas de cada setor.
1. Programa de Regionalização: enfoque na descentralização de investimentos e revitalização das cadeias produtivas a partir de editais de fomento e ações de capacitações regionais; ampliação da rede de Núcleos de Produção Digital (um por UF); pagamento de passivos, ampliação da rede de difusão Cine Mais Cultura e parceria para realização da Jornada Nacional de Cineclubes; implantação do Programa Nacional de Apoio a Festivais (Pronaf).
2. Programa de Digitalização de Acervos e Desenvolvimento de Sistemas de Distribuição Digital: parcerias com MCTI e RNP para digitalização de acervos da Cinemateca Brasileira e do CTAv; atualização da Programadora Brasil (formatos DVD e online); desenvolvimento do Centro de Referência do Audiovisual (CRA) na Cinemateca; ampliação da Rede Universitária de Salas Digitais.
3. Programa de Desenvolvimento das Plataformas de Comunicação da Cultura:desenvolvimento de projetos da webtv institucional do Ministério da Cultura, da Revista Eletrônica de Cultura na Rede Pública de Televisão e do Canal da Cultura, a partir de Fórum público.
4. Programa de internacionalização da Cultura audiovisual brasileira: fomento a ações nos âmbitos da Recam, Caaci e CPLP para a composição de arranjos multilaterais de produção e difusão; implantação de circuito Recam de salas digitais; Mostra Cinema Brasileiro para embaixadas CPLP; programa de Apoio Técnico e Logístico para a Escuela San Antonio, da Fundación del Nuevo Cine y TV Latinoamericano – Cuba; realização do Primeiro Encontro de Tradutores de Legendas do Mercosul.
5. Desenvolvimento de cenários para reestruturação do sistema SAv :reconfiguração jurídica e de modelo de negócios da Cinemateca Brasileira e do Centro técnico Audiovisual – CTAv; recuperação da parceria histórica do sistema SAv/MinC com o campo público de televisão; participação da SAv no FSA para investimento nas ações de regionalização.
*Com informações do site da Ancine