O lançamento do livro ‘Mato Grosso Território de Imagens’, às 20 h desta quarta-feira 16, abre a programação do ‘Seminário Cultura, Empreendedorismo e Negócios’. A publicação foi organizada por Magna Domingos, com curadoria geral de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, e editada pela Entrelinhas. O seminário acontece durante toda a quinta-feira, 17 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O foco desse seminário é a construção de ações estratégicas para o fortalecimento das oportunidades de mercado e difusão da produção artístico/cultural de Cuiabá. Para isso, traz à capital nomes expressivos do cenário cultural brasileiro. Com esse evento, o Sebrae em Mato Grosso e o governo do Estado abrem espaço fundamental para a reflexão no campo da cultura, trazendo em especial novas informações existentes no setor ligado aos negócios criativos.

Marta Torezam, da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae/MT, que coordena o evento, diz que o Sebrae lança o projeto de Cultura com o objetivo de trabalhar as etapas de mapeamento, qualificação e prospecção da cultura de Mato Grosso. “Num primeiro momento estaremos trabalhando um projeto piloto que será Cuiabá, em 2008/2009”, conta.

Segundo as curadoras e pesquisadoras Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, vindas do Rio de Janeiro para participar do evento, é impossível pensar em arte sem levar em conta os processos de integração econômica implementados pelas parcerias públicas e privadas sem esquecer, ainda, de uma política de Estado, livre das regras e limitações da burocracia convencional.

Como diz Ângela, que traz no currículo uma longa trajetória institucional, com atuação marcante na Funarte, “é preciso exigir políticas públicas de investimento nas áreas de infra-estrutura e planejamento estratégico para que resulte na ampliação de ações culturais”. Já Nadja, com vasta experiência junto a universidades federais e privadas, destaca “que deve existir a aliança entre museus, instituições privadas e galerias, cada um dentro de seus objetivos específicos, favorecendo em especial a arte-educação para o desenvolvimento das artes visuais no Brasil”.

Por último, concluem como gestoras culturais, que Mato Grosso deve investir em ações multiplicadoras, tais como as bolsas de pesquisa para desenvolvimento de trabalhos teóricos e autorais; as bolsas de viagens, prêmios de estímulo e reconhecimento de jovens e consagrados artistas; a edição de livros autorais e aqueles voltados para debates críticos em torno das linguagens artísticas. Elas ministram a palestra ‘A Fotografia e o Mercado das Artes no Brasil’.

O evento terá ainda como convidados os palestrantes Ricardo Neves, consultor de empresas, palestrante e articulista, faz uma palestra sobre Inovação, Empreendedorismo e a Indústria na Nova Economia. Décio Tavares Coutinho, que atua na Coordenação Nacional da Carteira de Cultura e Entretenimento do Sebrae Nacional, fala sobre a atuação do Sistema Sebrae na cultura: ‘Relações entre consumo, criatividade e negócios culturais’. O consultor institucional da Brasil Música & Artes (BMA), Michel Nicolau, fala sobre exportação de música brasileira, traçando um histórico, fazendo uma análise e mostrando o que ocorre na atualidade. Já Sílvio Meira, professor de Engenharia e Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, faz a palestra ‘Micro, Pequenos e Grandes Negócios: Todos em Rede’.

Na programação do seminário, estão previstas ainda apresentação do Instituto Mandala, um projeto social de inclusão desenvolvido com crianças de baixa renda que aprendem a versatilidade dos instrumentos de percussão construídos a partir de lixo seco, bem como um painel sobre a Orquestra do Estado de Mato Grosso e Projeto Ciranda Música e Cidadania, Festival Calango e Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. O encerramento fica por conta do show da banda Macaco Bong. O evento abre os canais para o debate crítico que, sem sombra de dúvida, possibilitará a abertura de muitas portas para os artistas e produtores do Estado.


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