Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Fundacine realiza, em Porto Alegre, o seminário “10 Anos: Uma Década de Desenvolvimento e Desafios”, evento que irá comemorar 10 anos da fundação, além de propor a reflexão, troca de experiências sobre a realidade do mercado cinematográfico e promover o intercâmbio entre os profissionais gaúchos, nacionais e internacionais.

Durante quatro dias, convidados nacionais e internacionais do mercado cinematográfico falarão sobre projetos, negócios e parcerias no setor de cinema. O evento acontecerá na Sala Multiuso Leste do Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028 – Centro, Porto Alegre) no horário das 10h30 às 13h e tem entrada franca mediante inscrição prévia.

Os interessados em participar do seminário devem enviar nome completo, endereço, contato (e-mail e telefones) e profissão para o endereço eletrônico producao@fundacine.org.br até a próxima sexta-feira, 19 de setembro, às 18h. Após esta data, estarão encerradas as inscrições. Os dados serão cadastrados pela organização do seminário e dão direito à entrada franca para todos os dias de atividades; 1 kit do evento e 1 certificado de participação para todos os inscritos.

O seminário integra as atividades de comemoração dos 10 anos da Fundacine, que acontecem em Porto Alegre de setembro a novembro e incluem mostra especial de filmes, exposição de artes plásticas e oficina de produção cinematográfica, entre outras ações.

A Fundacine é uma parceria inédita que reúne iniciativa privada, Estado, produtores e exibidores cinematográficos do Rio Grande do Sul, objetivando a análise, organização e desenvolvimento do setor, além da difusão do cinema realizado no Rio Grande do Sul, em escala nacional e internacional.

Desde 1998, a Fundacine elabora e executa projetos com o objetivo de estruturar condições necessárias para consolidar a produção cinematográfica gaúcha, considerando não só sua relevância cultural, mas como também todos os aspectos relativos à cadeia produtiva da atividade audiovisual. Seu conselho curador é constituído por representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC-ABD/RS), Sindicato da Indústria Audiovisual do RS, Sindicato das Empresas Exibidoras do RS, TVE-RS, RBSTV, PUCRS, Federasul, BRDE, SESC-RS e Rio Grande Energia – RGE.

O seminário “10 Anos: Uma Década de Desenvolvimento e Desafios” é uma realização da Fundacine com patrocínio do Banrisul, Banrisul Corretora de Valores e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Santander Cultural e promoção do Fundo Nacional de Cultura (MinC/Sav, Governo Federal). Confira a seguir a programação.

Programação
Data: 22 a 25/09/2008
Local: Sala Multiuso Leste Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro)
Horário: 10h30 às 13h
Entrada franca mediante inscrição prévia.

22/09 – segunda-feira
“Bons filmes se iniciam por bons projetos. O que um projeto precisar ter para obter bons resultados no mercado? Como avaliar o potencial artístico e mercadológico de um filme? Esses aspectos interferem na estratégia de venda e comercialização do produto? Como estabelecer um diálogo eficaz entre arte e mercado?”
Palestrantes: 
André Sturm – Pandora Filmes, Siaesp e Cinema do Brasil
Hélder DaCosta – Tropical Storm Entretainment
Julio Worcman – Synpase Brazil
Steve Solot – Latin American Trainig Center – LATC
Mediador:
Aletéia Selonk – Okna Produções

23/09 – terça-feira
“Cinema é um bom negócio?”
Palestrantes:
Alejandro Kuajara Arandia – Presidente Banrisul Corretora de Valores
Marcus José – Funcine Rio Bravo
Representante da Petrobras
Mediador:
Cícero Aragon – Fundacine

24/09 – quarta-feira
“Parcerias estratégicas e co-produções: para que servem? Qual o melhor momento para estabelecê-las?”
Palestrantes:
Assunção Hernandes – Raiz Produções
Sara Silveira – Dezenove Filmes
João Alegria – Canal Futura
Horacio Grinberg – Aleph Media / Argentina
Mediação:
Beto Rodrigues – Panda Filmes

25/09 – quinta-feira
“Analisando a trajetória de filmes – Estudo de casos”
Palestrantes:
Geórgia Costa Araújo – produtora Coração da Selva – Longa: Antônia
Fabiano Gullane – produtor da Gullane Filmes – Longa: O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias
Carlos Gerbase – Casa de Cinema de Poa – Longa: 3 Efes
Mediação:
Guilherme Castro – APTC-RS

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *