De 21 a 23 de setembro, acontece no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, o Seminário Cultura e Desenvolvimento, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Aberto ao público e gratuito, o evento contará com oito mesas de debates e trará especialistas nacionais e estrangeiros.
A primeira mesa irá debater o tema “Cultura e Ambiente digital” – os novos desafios trazidos pela evolução das tecnologias da informação e da comunicação. Em seguida, o debate será sobre o tema “Diversidade Cultural e Economia da Cultura”. Com participação do secretário-executivo do MinC, João Brant, a conversa girará em torno da capacidade crescente da cultura impulsionar economias, potencializada pela atual revolução tecnológica.
Outra mesa é “Conhecimentos Tradicionais e Desenvolvimento”, que tem como proposta debater o impacto real da diversidade de conhecimentos tradicionais – como o das populações indígenas – para o desenvolvimento local e nacional.
Por fim, a mesa “Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória” encerra o primeiro dia de diálogos. A conversa será em torno do ampliação das ações que assegurem a adequada proteção e promoção do patrimônio cultural e memória, tendo em conta a Convenção da Unesco para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e a construção de uma agenda para o desenvolvimento.
No último dia de mesas, os inscritos poderão se aprofundar sobre diversos outros temas como “Diversidade e Educação”, “Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social” e “Diversidade Cultural Audiovisual”.
A última mesa do seminário será “Cultura e Cidades”, sobre a cultura como elemento estratégico para o planejamento urbano e enfrentamento dos grandes problemas das cidades como as questões de mobilidade, segurança pública, educação e hipercentros.
Além de promover debates, o Seminário Cultura e Desenvolvimento busca celebrar os 70 anos de aniversário da UNESCO e os 10 anos da aprovação da Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
Programação completa e inscrições no site culturadigital.br/culturaedesenvolvimento.