Nos dias 9 e 10 de outubro, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promovem o Seminário Internacional sobre Estatísticas Culturais. O evento será realizado na sede do IBGE, no Rio de Janeiro e reunirá especialistas em estatísticas culturais e políticas públicas de cinco países, além de pesquisadores brasileiros, para discutir as delimitações do âmbito da Cultura.

O seminário tem como objetivo auxiliar os pesquisadores de estatísticas culturais do governo brasileiro, na delimitação do universo da pesquisa. O encontro tem também como finalidade proporcionar a troca de informações sobre a metodologia de formulação de estatísticas culturais, entre o Brasil e os países convidados – Argentina, Colômbia, Canadá, França e Chile.

A discussão no Seminário Internacional será organizada em três painéis que abrangem desde o tema do âmbito das pesquisas em Cultura, passando pela discussão do uso dos indicadores culturais para a formulação e acompanhamento das políticas públicas, até o debate sobre a metodologia de elaboração da Conta Satélite da Cultura. O IBGE em parceria com o Ministério da Cultura vem realizando os levantamentos para a elaboração da Conta Satélite da Cultura, sistema de informações macroeconômicas utilizado para realizar o levantamento do Produto Interno Bruto do setor.

Os interessados em acompanhar o seminário podem se inscrever no primeiro dia do encontro, na quinta-feira (9), no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), na sede do IBGE (Rua General Canabarro, nº 706, Maracanã), no Rio de Janeiro, a partir das 9h. O seminário é destinado a gestores de políticas públicas e pesquisadores na área de estatísticas culturais.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *