Entre os dias 21 e 22 de maio, o Museu Caso do Pontal, no Rio de Janeiro, promoverá a 6ª edição da série de Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular, que este ano abordará o tema “Patrimônio Cultural e Memória das Camadas Populares”, ressaltando os processos de formação do patrimônio cultural, em suas dimensões material e imaterial, especialmente no contexto das camadas populares.
Entre os convidados estão Regina Abreu (antropóloga e professora da UNIRIO), Antonio Carlos Vieira (fundador do Museu da Maré, RJ, e presidente da Associação Brasileira de Museologia) e Tião Carvalho (músico e compositor, integrante do Grupo Cupuaçu/ SP), além de Angela Mascelani (antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal) e Juliana Prado (coordenadora do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal).
O seminário será realizado na sede do Museu Casa do Pontal (Estrada do Pontal, nº 3295 – Recreio dos Bandeirantes), no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas. Mais informações e incrições pelo e-mail producao@museucasadopontal.com.br
Sobre o Museu Casa do Pontal
O Museu Casa do Pontal, situado no Rio de Janeiro, é um dos maiores museus de arte popular brasileira. A coleção composta por cerca de 8.000 peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciada em 1976.
O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, no ano de 2005. Mais informações no site s://www.museucasadopontal.com.br/