A ministra Ana de Hollanda homologou o tombamento do Teatro Oficina, na Bela Vista, centro de São Paulo. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18/7). A decisão de tombar o Teatro Oficina já havia sido tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em junho de 2010.

O Teatro Oficina foi fundado em 1958 e durante os três anos seguintes viveu sua fase amadora. A partir dos anos 60, além de abrigar os espetáculos, se transformou em uma companhia teatral, a Cia. Oficina, e passou a ser um influente espaço cultural da cidade de São Paulo, apresentando, entre outros, o tropicalismo,com a adaptação de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, em 1967.

Depois de uma reformulação em 1984, passou a se chamar Teatro Oficina Uzyna Uzona, nome que perdura até hoje.  O projeto  foi assinado por Lina Bo Bardi, arquiteta do Masp.

A próxima estreia do Teatro Oficina é a peça Macumba Antropófaga, de Zé Celso, em 16 de agosto. A montagem foi encenada durante a Flip 2011.

*Com informações do Estadão.com



editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *