Segundo um levantamento feito pelo Fórum do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre (SBTVD) até o final do ano o número de usuários deverá chegar em dezembro com apenas 645 mil telespectadores, apesar de ter condições de oferecer cobertura para 40 milhões de habitantes.

Esses números se basearam no cronograma de implantação do Ministério das Comunicações e no número de habitantes das cidades que terão transmissão digital até o fim de 2008. São elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre, e chegará a Florianópolis, Salvador e Campinas até dezembro.

Já o número de usuários foi baseado na previsão de vendas de receptores fixos e móveis da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Essa informação, que foi divulgada pela site Info Online, estimou a comercialização de 150 mil receptores fixos como conversores externos e embutidos em TVs e 150 mil receptores móveis (celulares, minitvs e pendrives).

O presidente do SBTVD, Roberto Franco, afirmou em um comunicado que apesar de parecer pequeno, o número de adeptos da TV digital é adequado. Ele explicou ainda que as emissoras estão estreando sinal digital à frente do cronograma oficial – definido pelo ministério das Comunicações – e que “nenhum país conseguiu os resultados obtidos pelo Brasil em tão pouco tempo”.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *