Segundo promessa da secretaria de Cultura, a partir do ano que vem, as verbas destinadas às atividades culturais na Bahia serão descentralizadas.
Segundo promessa do secretario de Cultura, a partir do ano que vem, as verbas destinadas às atividades culturais na Bahia serão descentralizadas. Para isso, a secretaria está promovendo encontros regionais com artistas em várias cidades do Estado.
A iniciativa tem como objetivo formular propostas para a Conferência Estadual de Cultura que vai acontecer entre os dias 1 e 3 de junho, em Salvador.
Cerca de 70 artistas de diversas áreas de Feira de Santana estiveram reunidos, no último final de semana, no Centro de Cultura Amélio Amorim para discutir as propostas que serão apresentadas à secretaria estadual.
A principal reclamação é em relação à maior distribuição dos recursos. “Hoje, 93% de tudo que é destinado à Cultura na Bahia vão para projetos em Salvador. É preciso criar editais regionais e direcionar verbas específicas para o interior”, opinou o produtor cultural Edson Porto.
Durante o encontro, ficou estabelecido que dois artistas da cidade irão percorrer a região de Feira de Santana, buscando propostas de artistas de outras cidades, que serão levadas à conferência estadual.
Segundo o coordenador de cultura da secretaria estadual, Irton Fernandes, a Feira vai coordenar os municípios da chamada “região do Paraguaçu”, que abrange as cidades banhadas pelo rio Paragauçu. O Centro de Cultura Amélio Amorim vai servir de pólo regional, agregando propostas e encaminhando à secretaria tudo que for coletado.
“Vamos promover uma grande discussão, envolvendo artistas, entidades civis, universidades e poder público para traçar metas para a Cultura na Bahia”, ressaltou Irton Fernandes.