O Video Music Brasil (VMB), prêmio de música do canal MTV, quer reconquistar o posto de melhor premiação do segmento. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Em sua 17ª edição, que acontece na próxima quinta-feira (20/10), serão sete shows, reunindo 29 artistas, em três palcos diferentes. Tudo ao mesmo tempo. Também serão duas transmissões simultâneas: uma para TV, apresentada por Marcelo Adnet, e outra na web, via streaming, no site do canal, desta vez capitaneada por Bento Ribeiro, também VJ da casa.

Mas a principal mudança no VMB não é o formato da premiação. Desde 2007, a audiência teen começou controlar os grandes vencedores, através dos votos pela internet. A atuação maciça de fãs-clubes nas votações deixou emissora e prêmio reféns de bandas de qualidade às vezes questionáveis.

Numa espécie de “golpe de Estado” do bem, a MTV convocou um grupo de 104 “notáveis”, nas palavras do diretor de programação Zico Goes, para escolher os vencedores de sete das 11 categorias. Esse grupo de jornalistas, críticos, artistas, formadores de opinião de moda e artes fizeram suas escolhas para Melhor Disco, Melhor Música, Melhor Capa, Aposta, Revelação, Artista do Ano e Clipe do Ano.

Aos espectadores/internautas, que antes detinham o poder nas mãos, restou escolher o Hit do Ano, o Webhit, o Webclipe e o Artista Internacional. “O que fazemos é um filtro, uma premiação mais focada, menos democrática. Temos menos voto popular, mesmo, foi uma decisão nossa. Mas ainda há uma participação efetiva da audiência”, explica Goes.

Clique aqui para conhecer todos os indicados.

*Com informações do Estadão.com



editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *