Em comunicado oficial à imprensa, a diretora executiva da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), Sônia Regina Piassa, explicou sobre as variáveis que causaram a queda na produção nacional de filmes, identificada no início deste ano.
Leia o comunicado na íntegra:
“Caros,
As produtoras brasileiras, conforme noticiado pela imprensa especializada, vêm há tempos buscando formas alternativas para manter sua rentabilidade.
Hoje em dia é difícil encontrar produtora que embase seu negócio exclusivamente na produção tradicional de filmes publicitários de 30 segundos para veiculação nacional.
Os braços de conteúdo, novas mídias, Internet, entre outras denominações, foram a maneira que nossas produtoras associadas encontraram para ampliar o leque de opções.
Houve sim uma queda acentuada no número de filmes registrados no primeiro bimestre de 2009 em relação a 2008, como a que os dados oficiais da ANCINE nos mostraram. Mas esses dados também não significam um reflexo na mesma proporção do desempenho das produtoras e do mercado a nível econômico financeiro.
Também temos os filmes internacionais, que vem crescendo sua participação no faturamento das produtoras, e tem no Projeto FilmBrazil seu ponto de apoio.
Em momentos de crise, toda e qualquer empresa deve se cercar das melhores práticas de gerenciamento de seu negócio, além de aumentar a quantidade de produtos que podem oferecer. Isso, nossas produtoras têm feito muito bem.
Grata
Sonia Regina Piassa
Diretora Executiva da Apro”