Cerca de 1,5 milhão de moradores da Baixada Fluminente terão acesso gratuito à internet a partir do dia 2 de dezembro, quando entra em operação a primeira fase do projeto Baixada Digital. O serviço funcionará em parte de Caxias e parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis.O acesso gratuito acontecerá de duas maneiras. Em algumas ruas e praças, haverá os ‘pontos de mobilidade’, lugares em que a população poderá acessar o Wi-Fi ao ar livre. Os pontos funcionarão em Caxias e São João do Meriti. Veja aqui os lugares com acesso gratuito:
Clique aqui para ver o mapa do wi-fi gratuito.
Os usuários também poderão acessar a rede em suas casas, mas para isso será preciso comprar uma antena que funciona como receptor para o sinal da internet. A Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia deve informar qual é o melhor equipamento para isso.
Essa é a primeira fase do programa, que é conduzido pelo governo estadual e pela Universidade Federal Fluminente. A expectativa é estender o serviço a toda Baixada. A rede combina tecnologias de acesso em banda larga Wi-Fi, WiMax e WiMesh para distribuir a banda (backbone) de 300 Megabits (por segundo)aos moradores e turistas que passarem pelos órgãos da prefeitura, quiosques e praças.
Para saber como acessar o Wi-Fi gratuito, acesse: sitedabaixada.com.br/baixadadigital