Fortalecer as redes de cultura conveniadas ao Ministério da Cultura (MinC) e à Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Esse é um dos objetivos da Teia Estadual Minas Gerais 2011, que ocupará a sede da Funarte, em Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira (18/11) e se estenderá até domingo (20). A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura do estado mineiro, em parceria com o MinC.
A Teia Estadual Minas Gerais 2011 disponibilizará dez espaços destinados à comercialização de produtos criados pelos Pontos de Cultura. A programação aberta ao público inclui palestras, mostras audiovisuais e apresentações artísticas em diversas áreas, como dança, teatro, música, capoeira, circo e congado.
Dentre os assuntos que serão discutidos estão as propostas do MinC para os Pontos de Cultura, a partir de 2012, o aprimoramento e as trocas de competências, serviços e experiências entre os Pontos de Cultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do relacionamento em rede.
A expectativa é que o evento receba diariamente cerca de 400 pessoas que terão a oportunidade de conhecer as ações dos Pontos de Cultura no estado de Minas Gerais. As atividades também representam uma oportunidade de discussão interna dos Pontos, por meio de fórum deliberativo e vários debates.
Com a finalidade de discutir e aprovar diretrizes para o movimento, além de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de cultura no país, ocorrerá, paralelamente às atividades da Teia MG 2011, o 4º Fórum Estadual de Pontos de Cultura.
A plenária final vai eleger a nova Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, entidade que representará os Pontos no estado, além de dois representantes para a Comissão Nacional. Os representantes no Fórum Estadual foram eleitos nas sete teias regionais realizadas entre setembro e outubro, em preparação à Teia MG 2011. Além das definições dos representantes, esses eventos também possibilitaram a troca de experiências, a análise dos processos de transformação catalisados pelos convênios e a proposta de ações concretas para o funcionamento da rede dos Pontos de Cultura do estado mineiro.
Teia Nacional – A Teia tem como objetivo reunir representantes e integrantes dos Pontos de Cultura e promover encontros regionais das entidades que integram o Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura. Todas as edições nacionais contam com intensa programação cultural, que inclui seminários e Feira de Economia Solidária, dentre outras atividades. No âmbito nacional, acumula quatro edições: Venha Se Ver e Ser Visto (2006, São Paulo-SP), Tudo de Todos (2007, Belo Horizonte-MG), Iguais na Diferença (2008, Brasília-DF), e Tambores Digitais (2010, Fortaleza-CE).
Veja aqui a programação completa do evento deste fim de semana.
*Com informações do site do MinC