O advogado Costa Netto, o crítico Luiz Antônio Giron, o presidente da funarte Antonio Grassi e o consultor André Midani, entre outros nomes influentes, participam de seminárioPor Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
21/10/2003
A partir de amanhã, a cidade de Belo Horizonte reserva as quartas-feiras para colocar em dia o debate do mercado musical brasileiro. Grandes nomes da área, entre autoridades, produtores culturais e críticos de música, se reunirão semanalmente no Seminário Música & Movimento, para discutir os temas mais polêmicos do mercado. Serão cinco encontros. O advogado José Carlos Costa Netto, o presidente da Funarte (Fundação Nacional da Arte) Antonio Grassi, o presidente do Instituto Pensarte Sérgio Ajzenberg, o secretário de Cultura de Minas Gerais Luiz Roberto Nascimento Silva e o crítico Luiz Antonio Giron estarão presentes.
Também deve esquentar o debate André Midani, que desde os anos 60 é uma das figuras mais influentes da indústria fonográfica do país. Hoje consultor, Midani destrinchou há cinco meses, em entrevista aos jornalistas da Folha de S. Paulo Pedro Alexandre Sanches e Laura Mattos, o funcionamento do esquema de ?jabá? ? pagamento em favores ou dinheiro a programadores e proprietários de emissoras de rádio e televisão para execução de música na programação.
Quem também promete causar polêmica é o compositor Fernando Brant, que denunciou recentemente um suposto esquema de ?loteamento? da Abramus, pequena sociedade autoral. Segundo ele, as gravadoras multinacionais utilizam a entidade com a intenção de aumentar sua influência na arrecadação de direitos autorais e conexos. Confira a programação no site www.telemigcelular.com.br/cultura.
Amanhã, a discussão será sobre políticas públicas; quarta que vem, música e mercado. A terceira semana debaterá direito autoral. A quarta, jornalismo cultural e a última, redes de informação e conexão.
O Música & Movimento é a ?extensão teórica? do Circuito Telemig de Música, explica Marcos Barreto, gerente de desenvolvimento cultural da Telemig Celular, patrocinadora do seminário. Barreto é também um dos curadores do evento, ao lado do jornalista Israel do Vale, diretor de redação desta Cultura e Mercado, e dos produtores culturais Patrícia Tavares e Maurílio ?Kuru? Lima.
Serviço
Seminário Música & Movimento
De 22 de outubro a 19 de novembro de 2003 (sempre às quartas-feiras).
Auditório da Telemig Celular – Rua Levindo Lopes, 258, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
Inscrições e informações: www.telemigcelular.com.br/cultura
Entrada franca.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.