No início do ano foi firmada uma cooperação técnica entre o departamento de inteligência do Brasil Music Exchange, um projeto da Brasil Música e Artes (BM&A) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e o Observatório da Inovação e Competitividade, um dos Núcleos de Apoio a Pesquisa da Universidade de São Paulo, representado pelo Prof. Davi Nakano da Escola Politécnica da USP, com participação também de professores e alunos de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECAUSP).

O objetivo da parceria é a realização de pesquisas sobre a cadeia produtiva da música no Brasil. O primeiro estudo que está em andamento é um mapeamento de estúdios, gravadoras e produtoras brasileiras. A ideia é traçar o perfil da cadeia produtiva da música e produzir um diretório nacional de empresas, que possibilite a identificação dos profissionais que atuam no setor.

Acompanhar as diversas mudanças que a cadeia da música tem passado devido à distribuição digital e a modificação de papéis dos envolvidos também é outro objetivo do mapeamento. “É fundamental conseguir dados atuais para o acompanhamento da evolução da cadeia produtiva e para que a  pesquisa possa representar a realidade da produção musical brasileira. Para isso,  precisamos da colaboração de todos: produtores, estúdios e gravadoras”, comenta Karina Poli, doutoranda da ECAUSP e colaboradora do Observatório.

Gravadoras podem participar da pesquisa acessando o link questionpro.com/t/AKi5OZRVkf.

Os que responderem o questionário serão incluídos no Diretório da Cadeia Produtiva da Música Brasileira e terão acesso prioritário a seus resultados.

*Com informações do site do Brasil Music Exchange


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *