A Brasil, Música e Artes (BM&A) apresenta nesta segunda-feira (1/2), no Rio de Janeiro, as principais atividades do 9º convênio do Brasil Music Exchange (BME), projeto que realiza em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A nova etapa, que vai até agosto de 2017, prevê investimentos de R$ 4,5 milhões com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras ligadas à música.
“Separamos as ações em três frentes de acordo com a atuação de nossos associados: carreira internacional de artistas, negócios com música no mercado audiovisual e plataformas tecnológicas e serviços de suporte. Para todas elas, temos iniciativas de desenvolvimento empresarial, negócios, networking, divulgação e imagem”, explicou o gerente do projeto, Leandro Ribeiro, no primeiro evento de apresentação das novidades, em São Paulo.
O projeto prevê apoios customizados para empresas, pesquisas de mercado, intensificação da cobertura de imprensa internacional a festivais e a participação de artistas em showcases no exterior. Os mercados-alvo são França, Alemanha, México, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Durante o último convênio (2013/2015), os participantes do BME exportaram US$ 35 milhões e a perspectiva é de que esse número aumente 10% na nova fase.
O presidente da BM&A, Sergio Ajzenberg, destacou sua intenção de aumentar o engajamento dos associados (atualmente 70) nas atividades do BME, assim como o número de empresas participantes do projeto.
No mês de fevereiro, outras apresentação sobre o BME será realizada, em Porto Alegre (dia 17). As inscrições são abertas às empresas do setor. Clique aqui para ver a apresentação.
Festivais – Uma das primeiras ações da nova fase do programa é buscar eventos, especialmente festivais de música com artistas brasileiros, com os quais se possa estabelecer parcerias para receber formadores de opinião, como jornalistas, radialistas e blogueiros.
“Quando renovamos a parceria com a Apex-Brasil, no ano passado, definimos um foco muito forte em formação de imagem, pois entendemos que, no mercado da música, essa atividade deve andar junto com a promoção de negócios a fim de maximizar resultados”, explica Ribeiro. “Para cumprir esse objetivo, quando os convidados vêm ao Brasil ou nos visitam no exterior, precisamos oferecer uma agenda relevante, que permita o contato com artistas brasileros diversos.”
Para cumprir esses objetivos, a seleção terá como critério principal a relevância do line-up e da programação para os países-alvo em questão. Os eventos podem ser realizados tanto no Brasil como no exterior, mas é essencial que sejam focados em música brasileira e/ou música com artistas brasileiros e que aconteçam durante o atual convênio entre a Apex-Brasil e a BMA, até agosto de 2017.
Mais informações estão disponíveis no documento explicativo da ação, que pode ser acessado aqui.