A Controladoria-Geral da União divulgou na última sexta-feira (9/3) uma lista com 164 ONGs (Organizações Não Governamentais) impedidas de firmar convênios com o governo por irregularidades. Destes convênios, 28 foram concedidos pelo Ministério da Cultura. A determinação foi feita pela presidente Dilma Rousseff.
As ONGs fazem parte de um total de 1.403 convênios analisados pela CGU e que ainda teriam recursos a serem liberados. Da análise inicial, 305 convênios foram considerados “com restrição” e, por isso, foram analisados mais uma vez. Destes, 164 foram classificados como tendo irregularidades “graves e insanáveis”.
Os recursos desviados por elas já estão sendo pedidos de volta pelo governo. A lista com o nome de todas as organizações impedidas de firmar convênios está disponível no Portal da Transparência do governo.
Curso – Os aspectos legais relacionados às ONGs são tema de curso Terceiro Setor no Cemec, escola de gestão especializada em mídia entretenimento e cultura. As aulas abordarão desde os passos necessários à criação e estruturação destas entidades – associações, institutos e fundações – até a elaboração dos Estatutos Sociais e Ata de Constituição, tratando dos direitos e deveres dos associados.
O encontro será realizado no dia 17 de março. Clique aqui para saber mais sobre a programação e se inscrever.
*Com informações da Folha Online e do R7