A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco realizou nos dias 23 e 24 de julho, durante a programação do 18º Festival de Inverno de Garanhuns, a Conexão Mercosul Pontos de Cultura. Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (DRI/MinC), Marcelo Coutinho, a diretora da Fundarpe, Luciana Azevedo, e representantes de Pontos de Cultura de todas as regiões brasileiras discutiram a integração dos Pontos de Cultura com o Mercosul Cultural.
A idéia é descentralizar as atividades culturais ligadas ao Mercado Comum do Sul, que ficam concentradas apenas nas cidades fronteiriças, e abrir oportunidades de negócios no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Segundo Marcelo Coutinho, “há uma proposta, que ainda precisa ser estudada, de lançar um edital de Pontos de Cultura nas fronteiras dos países que integram o bloco”.
Outra proposição é a de montar um calendário de encontros e iniciativas de integração, de parcerias de co-produções de distribuição e difusão dos produtos brasileiros na América Latina, além de assumir o papel dos Pontos de Cultura como uma proposta de política pública da sociedade civil organizada, a partir de ações eficazes.
Esse é o segundo encontro Conexão Mercosul Pontos de Cultura. O primeiro aconteceu em 2006, na vez anterior que o Brasil assumiu a Presidência Pro-tempore do Mercosul Cultural. Segundo Marcelo Coutinho, os representantes dos Pontos de Cultura de todo o Brasil manifestaram o desejo de participar da Cúpula Social do Mercado Comum do Sul e, também, do Fórum Social Mundial, que irá acontecer em janeiro de 2009, no Pará.
1Comentário