Empresa incentiva outras manifestações culturais e expande centros
As empresas modernas, cada vez mais, procuram ir além do simples desenvolvimento de suas atividades-fim e se preocupam com seu papel social num sentido mais amplo.

Dessa forma, ganha importância crescente a ação cultural, que se propõe a traduzir, por intermédio da realização e do apoio a variadas manifestações de natureza cultural, artística e educativa, o compromisso social das empresas com o bem-estar da sociedade.

Os Correios, como uma das mais antigas instituições brasileiras, têm ligados ao desenvolvimento de ações culturais, particularmente após o surgimento da ECT, em 1969, quando se reafirmou a preocupação com a preservação da memória postal.

A ação cultural na ECT tem sido tradicionalmente coordenada e desenvolvida pelo Departamento de Filatelia até outubro de 1999, quando passa para a Assessoria de Comunicação Social da empresa.

Atualmente, uma das principais preocupações da área é estruturar e disciplinar suas ações por intermédio de diretrizes previamente definidas, possibilitando o surgimento de novos Espaços Culturais e o desenvolvimento de ações que demonstrem o carinho e a responsabilidade da ECT com a ação cultural.

Já se encontram em funcionamento o Museu Postal e Telegráfico, em Brasília/DF, o Espaço Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, naquela cidade, e o Centro de Memória e Cultura dos Correios, na cidade de Salvador / BA, inaugurado em 12 de abril deste ano.

Está prevista, para os próximos anos, a implantação de espaços culturais nas cidades de São Paulo e Recife.

Espaço Cultural
Inaugurado em 1992, o Espaço Cultural dos Correios localiza-se no coração da Cidade do Rio de Janeiro, em seu Corredor Cultural, na Rua Visconde de Itaboraí, nº 20.

O prédio que abriga o Espaço é datado do início do século e apresenta uma fachada de linhas sóbrias, em estilo eclético.

Por mais de cinqüenta anos, o prédio foi sede de algumas das Diretorias do Departamento e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, até ser desativado.

Possui três pavimentos de amplas dimensões interligados por um charmoso elevador de época, do qual se obtem uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Equipado com o que existe de mais moderno em instalações do gênero, é hoje um dos mais agradáveis ambientes físicos e culturais à disposição da população carioca e visitantes.

Desde sua abertura ao público, em 1993, o Espaço Cultural dos Correios vem promovendo os mais diferentes eventos culturais em áreas diversas, como Artes Plásticas, Cinema, Teatro e Música.

Museu Postal e Telegráfico
Sintonizada com essa nova realidade mundial, e consciente do seu papel histórico de servir como ponte entre o passado e o futuro, a ECT inaugurou, em 15 de janeiro de 1980, o Museu Postal e Telegráfico (MPT), cujo objetivo principal é a conservação, a pesquisa e a exibição de peças que dizem respeito à História Postal e Telegráfica do Brasil, com ênfase especial para a Filatelia nacional e internacional, uma das maiores fontes de cultura à disposição do homem moderno.

Em consonância com a visão futurista da ECT, atividades educativas foram inseridas na filosofia museológica do MPT, tornando-o um organismo vivo, capaz de formar, educar e interessar crianças e jovens, criando, deste modo, uma nova geração de apreciadores das artes, da cultura e da História do Brasil.

Museu Postal Virtual
Conheça na página doa Correios (www.correios.com.br) algumas peças do acervo do Museu Postal e Telegráfico. Você encontrará o Ford-de-bigodes que pertenceu ao Marechal Rondon, uma Caixa de Coleta utilizada no tempo do Brasil Império, os selos Olho-de-boi de 30, 60 e 90 réis e outras peças bastante curiosas.

Cinema no MuseuO Museu Postal e Telegráfico está sempre procurando oferecer algo mais em termos de cultura e lazer aos seus visitantes. Por isso, além de visitas, teatro e palestras o Museu também passou a exibir filmes em programações distintas:

O “Cinema no Almoço” consiste na exibição de filmes comerciais, de ficção, artísticos, didáticos, documentários, científicos, desenho animado e experimentais de vários países. As projeções ocorrem de terça a sexta-feira, no período das 12h30 às 13h45, como alternativa para aqueles que buscam diversão, com qualidade e comodidade, no horário livre após suas refeições.

Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *