Os curta-metragens serão a nova forma que a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) encontraram para envolver a população na luta contra a corrupção.

Eles lançaram dois concursos: o I Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU e o  I Concurso do Minuto da CGU. As inscrições para os concursos têm prazos e editais diferentes. Para saber como participar, veja os detalhes abaixo.

No concurso Nacional de Curtas-Metragens serão selecionados até dois projetos de obras cinematográficas, inéditos, com duração de cinco a dez minutos, em qualquer gênero – como ficção, animação, documentário.

Os vencedores receberão um apoio financeiro de R$ 70 mil para produção dos filmes. Os curtas-metragens devem desenvolver, livremente, histórias que envolvam a sociedade e estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão, e, ao mesmo tempo, promover o debate e reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública.

As inscrições vão até o dia 16 de outubro

Mais informações no edital: s://www.cgu.gov.br/Concursos/Curtas/index.asp

Já no Concurso do Minuto serão selecionados até 20 obras cinematográficas, inéditas, com duração de 60 segundos, também em qualquer gênero. Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 1mil. Os curtas devem desenvolver, livremente, histórias que promovam o debate e reflexão sobre a importância de cada um na luta contra corrupção. As imagens podem ser captadas em qualquer formato (celular, dvd, mini-dvd, 16mm, 35mm, câmera digital, Hi8, etc). O objetivo é incentivar a ampla produção de obras que tratem do tema e premiar as melhores e mais criativas idéias que abordem o papel de cada cidadão na luta contra corrupção.

As inscrições vão até o dia 30 de outubro.

Confira o edital: s://www.cgu.gov.br/Concursos/Curtas/index.asp


contributor

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

1Comentário

  • André, 8 de outubro de 2009 @ 15:42 Reply

    Olá!
    O curta-metragem precisa ser mais divulgado! Há um projeto de lei que prevê a exibição de curta-metragens em todas as sessões de cinema de São Paulo. É uma iniciativa que incentiva a produção de curtas e possibilita sua exibição – o que atualmente só ocorre em festivais ou horários limitados em pouquíssimas salas de cinema. Por favor, divulgue! sss://migre.me/8CBJ

    Sucesso e um grande abraço!
    André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *