A cultura brasileira está em luto. Morreu na noite de ontem (29), aos 80 anos, o sociólogo, filósofo, ex-seminarista e diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda. Uma unanimidade no setor cultural, era bem visto por profissionais de todas as áreas e reconhecidos como um dos mais importantes gestores do país.

Danilo estava à frente da Diretoria Regional do Sesc em São Paulo desde 1984. Porém, dedicou 55 anos de sua vida à instituição. Era tratado por diversas pessoas como professor ou mestre, uma vez que compartilhava seus saberes com todos em seu cotidiano, sempre de forma gentil e generosa. Também recebeu o apelido de “Ministro”, pois era tido por muitos como alguém ideal para ocupar o cargo à frente da pasta da cultura, algo que nunca aconteceu mas não o impediu de pautar políticas públicas e influenciar gestões.

Em sua trajetória, se tornou uma das figuras mais importantes para o cenário cultural do país, ampliando a atuação do Sesc no estado de São Paulo. Foi também membro do conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do MASP e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e da SP Escola de Teatro, entre outras relevantes instituições culturais.

Danilo defendia o acesso à cultura como parte essencial para a formação dos cidadãos, juntamente com a educação e o esporte.

O Cultura e Mercado lamenta profundamente essa perda, enaltece e agradece o legado deixado por Danilo Miranda e se solidariza à família, amigos e funcionários do SESC por essa triste partida. Hoje, todo o setor cultural se sente um pouco órfão dessa genialidade na gestão cultural.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *