O Itaú Cultural encerrou o processo de seleção dos trabalhos da quarta edição do Rumos Artes Visuais 2008/2009. Do total de 1.617 inscritos, oriundos de todos os estados brasileiros, foram selecionados 45 artistas, ou coletivos, como previsto no edital lançado pela instituição em março. Eles representam 11 estados e cobrem todas as regiões do país. Segundo a curadoria, registra-se uma forte presença de trabalhos de alta qualidade em fotografia e também em vídeos – neste caso, quase sempre apresentados como uma instalação. Já a pintura, aparece como uma questão contemporânea em diversos artistas. No conjunto, a tendência é representar o Brasil urbano, muito mais do que rural.
“O que predomina é uma arte eminentemente urbana com raros diálogos com o meio rural ou, mais simplesmente, com a natureza”, observa Paulo Sérgio Duarte, coordenador geral da equipe de curadores que foi a campo pelo país e compôs a comissão de seleção. O Brasil rural, de acordo com ele, é eclipsado nestes projetos por outro, urbano, moderno, complexo e contraditório.
Na análise do curador-coordenador, o artista cidadão – aquele que habita a cidade – apresenta poéticas muito individualizadas que, mesmo quando dialoga com o entorno imediato, sempre procura evitar aproximações fáceis e diluídas. Segundo observa, mesmo a pintura aparece em diversos artistas como uma questão contemporânea. “A diversidade, o caráter plural da arte contemporânea, e seu caráter exploratório de novos territórios de produção de sentido, mais que apenas experimental, é o que me parece ser a tendência predominante: a cidade e não mais o ateliê parece ser o grande laboratório desses artistas.”
Recorde de inscrições e abrangência nacional
O número de projetos inscritos nesta edição – 1.617 – bateu recorde em relação às anteriores. A primeira (1999/2000) recebeu 1.576 portfólios. Na edição seguinte (2001/2003), o programa recebeu 1.495 inscrições; e 1342 na terceira edição (2005/2006).
Dos 45 trabalhos selecionados neste ano, 26 respondem pela região sudeste (16 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro e três de Minas Gerais); sete são do sul (três do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina e dois do Paraná). Da região norte foram selecionados cinco trabalhos, todos do Pará. Do nordeste foram mais cinco: três de Pernambuco e dois do Ceará. Mais dois trabalhos (um do Distrito Federal, outro de Goiás) vieram do centro-oeste.
Os trabalhos contemplados serão exibidos integralmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2009 – e em mais quatro cidades (a definir), com diferentes recortes curatoriais para cada uma. Serão divulgados, ainda, em catálogo geral analítico, a ser publicado no final do processo, e no site do Itaú Cultural. A premiação inclui quatro bolsas-ateliê no Brasil e no exterior para artistas que se destacarem durante o programa, com valor a ser definido.
O programa
A proposta do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais é garimpar o melhor da produção contemporânea em todo o Brasil. Com base na realidade de cada região, o programa tem o objetivo de mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual, detectando suas direções e apresentando os resultados em exposições e em um catálogo geral analítico.
O Rumos deste ano reuniu a experiência acumulada nas edições anteriores, contando com uma comissão curatorial maior, sob a coordenação do curador carioca Paulo Sérgio Duarte. Quatro outros curadores foram responsáveis por regiões diferentes daquelas onde estão acostumados a atuar e contaram com o apoio de dois assistentes curatoriais locais, que ajudaram na pesquisa e na pré-seleção dos projetos. Alexandre Sequeira (PA) cuidou das regiões Sul e algumas cidades do Sudeste; Christine Mello (SP) foi para as regiões Norte e Nordeste; Marília Panitz (DF), foi responsável por parte do Nordeste e algumas cidades do Sudeste; e Paulo Reis (PR) seguiu para a região Centro-Oeste e parte do Sudeste.
Entre março e maio deste ano, a equipe curatorial fez, ainda, palestras e debates, com mediação do crítico e pesquisador Guy Amado em 19 cidades. O grupo discutiu com o público temas relacionados à arte contemporânea, como indústria cultural, consumo, globalização, mercado e produção, formação do artista, espaços de exibição, história da arte, entre outros.
Veja abaixo a relação dos selecionados. Mais informações poderão ser obtidas no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br/rumos2007.
SELECIONADOS
Rumos Itaú Cultural Artes Visuais
Edição 2008/2009
CE
Marina de Botas (Fortaleza)
Vitor César (Fortaleza)
DF
Yana Tamayo (Brasília)
GO
Grupo Empreza (Goiânia)
MG
Ariel Ferreira (Belo Horizonte)
Daniel Herthel (Belo Horizonte)
Tiago Carvalho (Coronel Fabriciano)
PA
Alan Campos (Santarém)
Alberto Bitar (Belém)
Dirceu Maués (Belém)
Elieni Tenório (Belém)
Flávio Araújo (Belém)
PE
Bárbara Wagner (Recife)
Juliana Notari (Olinda)
Kilian Glasner (Recife)
PR
C. L. Salvaro (Curitiba)
Felipe Scandelari (Curitiba)
RJ
Alvaro Seixas (Niterói)
Ana Holck (Rio de Janeiro)
Amalia Giacomini (Rio de Janeiro)
Coletivo Gráfica Utópica – O Circo dos Sonhos (Rio de Janeiro)
Jaqueline Vojta (Rio de Janeiro)
Mergulho (Rio de Janeiro)
Rafael Alonso (Rio de Janeiro)
RS
Ernani Chaves (Montenegro)
Gabriel Netto (Porto Alegre)
Ricardo Mello (Porto Alegre)
SP
Alice Shintani (São Paulo)
Amanda Mei (São Paulo)
Carlota Mazon (Mogi-Mirim)
Diego Belda (São Paulo)
Fabricio Lopez (São Paulo)
Felipe Cohen (São Paulo)
Ilma Guideroli (Campinas)
Laerte Ramos (São Paulo)
Laila Terra (São Paulo)
Letícia Ramos (São Paulo)
Luciano Zanette (São Paulo)
Marcelo Moscheta (Campinas)
Marcio Shima (São Paulo)
Nino Cais (São Paulo)
Rafael Carneiro (Ibiúna)
Sofia Borges (São Paulo)
SC
Julia Amaral (Florianópolis)
Tiago Romagnani (Florianópolis)
5Comentários