Esta semana o Ecad foi novamente bombardeado via twitter. Brasileiros ligados ou não ao mercado cultural ficaram atônitos com a divulgação de nova audiência a ocorrer em 2 de agosto s:// .
Na ocasião, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades apontadas contra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e que retoma seus trabalhos (após recesso parlamentar) deverá ouvir o motorista Milton Coitinho dos Santos, filiado à União Brasileira de Compositores (UBC), suspeito de ter recebido mais de R$ 120 mil do Ecad por composições de diversos autores. As convocações de Cotinho e de Bárbara de Mello Moreira, que se apresentou como procuradora de Coitinho para recebimento de pagamentos, figuram entre os 56 requerimentos aprovados na última sessão da CPI, realizada em 12 de julho.
Os tuítes foram de divulgação da notícia e também de muitos comentários e protestos a respeito, @ahnegreiros que é diretor do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro e Secretário da Musimagem Brasil manifestou sua insatisfação com a postura atual:
Ainda no “GRITA”, a página em que Chico ainda consta como signatário nº 1: liten.be//v02Go Ana, até seu irmão quer supervisão no ECAD !!
19 Jul
@ricardomello também protestou:
Ecad cobra direito autoral: malditos desgraçados. Globo defende seus direitos: tem que preservar seu patrimônio mesmo.
15 Jul
A CPI também deverá ouvir, em data a ser marcada, a superintendente do Ecad, Glória Braga, e vários autores e especialistas que debaterão o papel da entidade na gestão dos direitos autorais.
E aqui na Casa da Convergência, seguimos a todo vapor com o programa Empreendedores Criativos, nesta semana além de mais inscritos, gravamos um vídeo contando um pouco mais sobre o EC, quem somos e o que estamos fazendo, você pode conferi-lo aqui.
#Criativem / e seguimos!!
3Comentários