A Agência Nacional d Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram o resultado da Chamada Pública PRODECINE 01/2012 (Linha A) do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A iniciativa investirá R$ 50 milhões na produção de 41 projetos de longa-metragem – 35 filmes de ficção, 3 documentários e 3 animações.
Presente no evento, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, afirmou que o FSA já é o principal mecanismo de fomento ao cinema e ao audiovisual no Brasil. “Nas três chamadas anteriores, o Fundo já investiu R$ 191,5 milhões, em projetos de pequenas, grandes e médias produtoras, dirigidos por cineastas de várias gerações, estreantes e veteranos, em diferentes gêneros, para diferentes públicos, incluindo grandes êxitos de bilheteria e filmes que estiveram presentes em festivais internacionais”, disse.
Nelson Pereira dos Santos, Domingos Oliveira, Bruno Barreto,Carlos Alberto Prates Corrêa, Hector Babenco, Andrucha Waddington e Lucia Murat são alguns dos cineastas consagrados que receberão recursos do fundo para seus novos projetos. Fora do eixo Rio-São Paulo, que concentra a maior parte da indústria cinematográfica brasileira, foram contemplados projetos de Pernambuco (Brega Naite, de Renata Pinheiro), da Bahia (O Fantasista, de Roberto Studart), do Paraná (O Homem Que Matou a Minha Amada Morta, de Aly Muritiba), do Rio Grande do Sul (Ponto Zero, de José Pedro Goulart) e do Distrito Federal (Pureza, de Renato Barbieri).
Clique aqui para conferir a lista completa dos aprovados.
*Com informações da Ancine e da Agência Brasil