O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, de entrevista coletiva à imprensa para o lançamento oficial da Feira Música Brasil (FMB).O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, de entrevista coletiva à imprensa para o lançamento oficial da Feira Música Brasil (FMB). A coletiva foi realizada às 11h, no Salão Portinari, do Palácio Gustavo Capanema, sede do MinC no Rio de Janeiro.
A Feira Música Brasil (FMB) 2007 será realizada de 7 a 11 de fevereiro, em Recife. O evento, que é voltado para a produção, a circulação e a divulgação do setor musical brasileiro, reunirá artistas, produtores, empresários e demais profissionais envolvidos no consumo de bens e serviços da cadeia produtiva da música.
“Setores da economia com menos força e presença no mercado têm suas grandes feiras anuais de negócios, como um ponto de aglutinação do setor, um ponto de propagação dos debates necessários, uma vitrine da qualidade da nossa produção, que alimente o mercado interno e repercuta no mercado externo. É preciso dinamizar, alargar e consolidar esses mercados, proporcionar contatos, evidenciar a diversidade da nossa produção e reconhecê-la como nossa maior força, também do ponto de vista econômico. O Ministério da Cultura está lançando a semente e se propõe a pavimentar o caminho, a buscar os parceiros e a contribuir na articulação institucional”, afirmou o ministro Gil quando durante a apresentação da proposta de realização da Feira.
A Feira Música Brasil é uma promoção do Ministério da Cultura, em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Recife e o Porto Musical, com o patrocínio da Petrobras.
A coletiva também contou com a participação do secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe; o presidente da ABMI, Carlos de Andrade; a coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec/MinC), Paula Porta; a chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho; a coordenadora nacional dos Projetos Culturais do Sebrae, Valéria Barros; a organizadora do Porto Musical, Melina Hickson; e o representante da Gerência de Patrocínio da Petrobras, Cláudio Jorge de Oliveira.
FMB 2007
A primeira edição da Feira Música Brasil terá quatro módulos, divididos da seguinte maneira:
– Feira de Profissionais (espaços para rodada de negócios, apresentação de projetos, reuniões e contatos)
– Feira de Produtos Musicais (estandes para exibição e venda de produtos e instrumentos musicais)
– Porto Musical (conferências, palestras e cursos sobre música e teconologia)
– Shows e Mostras de Clipes (35 apresentações ao vivo e exibição de clipes)
Para mais informações, acesse: www.feiramusicabrasil.com.br