Ministro da Cultura participa de evento na Cinemateca Brasileira para avaliar primeiro ano à frente do Ministériowww.culturaemercado.com.br
19/12/2003

Para fazer um balanço de sua gestão, o ministro da cultura Gilberto Gil fez um pronunciamento, ontem, na Cinemateca Brasileira, na presença dos presidentes da Biblioteca Nacional, Palmares, Casa de Rui Barbosa, Iphan, Funarte e representantes regionais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro em que fez uma avaliação dos resultados obtidos encerrando seu primeiro ano no comando do Ministério.

Segundo o MinC, Gil destacou no decorrer de seu discurso, introduzido pelo presidente Lula, que o fato de ser ministro da Cultura significa poder ?atuar não como espectador, mas como protagonista. Não na arquibancada, mas dentro do campo, suando a camisa do time da mudança?.

Também estiveram presentes na festa vários artistas, como o cantor Chico César, o rapper Thaíde, de hip hop, Batuntã, de maracatu e boi-bumbá, e a Banda do Pitoco, que deram uma ?canja?. O ministro Gilberto Gil recebeu 600 gravuras, que serão doadas para o Programa Fome Zero, e conheceu o quadro Bandeira dos Poetas, doado por José Roberto Aguilar.

Esta comemoração antecedeu a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural que acontece hoje, no Palácio do Planalto, quando o presidente Lula e o ministro Gil farão a entrega da condecoração, concedida anualmente às personalidades e instituições culturais que se empenham em destacar a Cultura brasileira.

Na edição deste ano será celebrada a diversidade cultural do Brasil e homenageados diversos artistas e trabalhos de inclusão social, arte-educação e atendimento à criança e adolescente.

Clique aqui par ler na íntegra o discurso de Gilberto Gil

Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *