De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o Instituto Itaú Cultural vai investir na produção de cinebiografias de artistas plásticos. Os primeiros contemplados com uma obra audiovisual serão Cildo Meirelles, Héctor Zamora e Lygia Clark.

“Oir o Rio”, filme que irá retratar o processo de criação de Meireles, deve estrear no segundo semestre deste ano, sob a direção de Marcela Lordy. A obra de Héctor Zamora será filmada por Leandro HBL, da série “Reis da Rua”, da TV Cultura. Já o filme sobre a obra de Lygia Clark ainda não tem diretor definido, mas deve ficar pronto a tempo da exposição em homenagem à artista, prevista para setembro no espaço Itaú Cultural, em São Paulo.

A série deve se estender até 2014, de acordo com Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de audiovisual e literatura da entidade.

Segundo o jornal, o Itaú Cultural também está preparando uma enciclopédia de cinema para ser lançada em novembro, com 420 filmes desde 1896. Segundo Kety Fernandes, assistente do núcleo audiovisual, a ideia é fazer as enciclopédias de artes existentes no portal do Itaú Cultural “conversarem”, unificando seu conteúdo em um grande acervo.

A íntegra da matéria está disponível para assinantes aqui.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *