A Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), entidade que reúne 101 editoras de todo o país, realizou no início do mês de agosto, eleição para escolha da nova diretoria da entidade. A escolha ocorreu a um mês de seu mais importante evento, a Primavera dos Livros, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Centro Cultural São Paulo.
A votação, que foi feita online, definiu como ganhador a CHAPA LIBRE FORTE, encabeçada por Cristina Fernandes Warth da Pallas Editora (RJ) e Eliana Sá, da Sá Editora (SP). A vitória contou com a participação de 55 editoras, que deram a maioria de votos à nova diretoria.
A gestão começou desde o dia da eleição, porém a posse se dará na próxima edição da Primavera dos Livros em São Paulo, numa cerimônia logo após a abertura do evento, para convidados.
Cristina Fernandes Warth declarou que “todas as ações tem como foco atender o coletivo que a entidade representa. Continuaremos a aprofundar a discussão sobre a necessidade de políticas públicas que protejam o setor, a edição nacional e, por conseguinte, a bibliodiversidade, que é justamente o oposto da invasão das grandes editoras estrangeiras no mercado e também a luta contra o processo de concentração do setor” – ressaltando ainda que sua gestão, como as anteriores, busca o fortalecimento dos associados Libre a partir da criação de oportunidades e cobranças de regulação.
Cristina Fernandes Warth (49) é formada em História pela UFF/RJ, e dirige Pallas Editora, que atua principalmente no segmento de assuntos ligados a cultura afro-brasileira e temas africanos da diáspora, participando ativamente da fundação da Libre.
1Comentário