É crescente a quantidade de empresas que têm adotado editais para a escolha de seus patrocínios. Desde a Petrobras, há 15 anos, patrocinadores como Natura, BNDES, Oi, Correios, Votorantim, Banco do Nordeste, Claro, Eletrobras, Cultura Inglesa, Comgás, Banco do Brasil, Porto Seguro, EDP, O Boticário, CSN, Vivo, Anglo American e Caixa, entre outros, já utilizaram o modelo de seleção pública aberta aos proponentes interessados.

A seleção de projetos de patrocínio por meio de editais tornou-se uma prática recorrente e de grande relevância no Brasil, exigindo planejamento e organização. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento desse processo, será lançado nesta segunda-feira (8/9), em São Paulo, o livro Editais de Patrocínio Empresarial – Como Planejar Seleções Públicas de Projetos, de Lárcio Benedetti (SESI-SP Editora).

O evento acontece às 19h, no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP), com a presença do autor e de debatedores convidados: André Degenszajn, secretário-geral do GIFE; Sharon Hess, vice-presidente de Branding e Atitude de Marca na Edelman Significa, e Ana Paula Sousa, jornalista especializada em políticas culturais.

Especialista em patrocínio empresarial, Benedetti já atuou como consultor e gestor direto de mais de 10 editais para empresas como Petrobras, Natura, Pepsico e Votorantim, Bridgestone, Nestlé e Philips.

O livro foi estruturado com pesquisas na literatura brasileira e mundial sobre patrocínio como ferramenta de comunicação, análise de editais de diferentes empresas e entrevistas com 84 profissionais. “Pelo peso e abrangência que os editais alcançaram nos últimos anos, fiz questão de ouvir todos os lados que pudessem contribuir com o tema, não apenas os patrocinadores, consultores e patrocinados, mas também formadores de opinião e integrantes de redes, comissões de seleção, academia, governo e imprensa”, afirma Benedetti.

Tendo em vista que o edital não é a única forma de seleção, e que deve surgir como possível decorrência de uma estratégia de patrocínio previamente elaborada, a obra aponta circunstâncias em que ele se mostra o meio mais adequado para a escolha de projetos e também os seus potenciais benefícios.

Após o “quando”, a obra discorre sobre “como” o edital deve ser estruturado. São apresentados sete princípios que o patrocinador deve adotar, o passo a passo para o planejamento da seleção e também uma sugestão de modelo de regulamento.

Entre os 84 entrevistados pelo autor, além dos profissionais que debaterão no lançamento, estão o criador deste Cultura e Mercado, Leonardo Brant, o diretor de programas e projetos do Oi Futuro, Rafael Oliva, o diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar, o CEO da Edelman Significa, Yacoff Sarkovas, a presidente do Atletas pela Cidadania, Ana Moser, e o ator Wagner Moura.


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