O Megaupload, serviço de compartilhamento de arquivos fechado em janeiro deste ano, vai voltar com outro nome: Mega. A informação é do caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo seu fundador, Kim Dotcom, o novo serviço terá alguns aspectos diferentes em relação ao anterior, aproveitando-se das possibilidades da nuvem e da criptografia para proteger o conteúdo compartilhado de autoridades.

Em entrevista à revista inglesa Wired, Dotcom explicou o funcionamento da nova ferramenta. Após o upload de um arquivo, ele será criptografado e só poderá ser desbloqueado com uma senha própria de cada usuário, à qual só ele terá acesso.

Sem acesso às senhas, o Mega não teria como se responsabilizar pelo conteúdo carregado pelos usuários, inclusive caso violem direitos autorais ou não. Por outro lado, Dotcom afirma que as gravadoras  terão um canal para denunciar links para remoção. Ele espera, assim, legitimar o novo serviço, pois acredita que a única maneira de derrubá-lo seria tornar ilegal a criptografia de dados.

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações do caderno Link do Estadão


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *