Fonte: Ministério da Cultura*
Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e funcionalidades do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. O sistema é utilizado pelo Ministério da Cultura para a certificação de coletivos e entidades culturais interessadas em integrar a Política Nacional de Cultura Viva, que reconhece e valoriza o fazer cultural nas comunidades.
A ferramenta ficou desativada temporariamente em dezembro para atualização da versão 5 para a 7 do Mapa da Cultura, principal plataforma de mapeamento e gestão do fomento cultural utilizada no país.
Entre as novidades, destacam-se a criação de certificados diferenciados para Pontos e Pontões de Cultura e a facilitação do acesso ao certificado, atendendo às demandas da sociedade civil e dos gestores. Neste momento, está liberada somente a realização de novos cadastros. Em breve, também será possível atualizar os dados e informações de quem já faz parte da rede Cultura Viva. As demais funcionalidades entrarão em funcionamento de forma gradativa.
O Cadastro permite aos grupos culturais o acesso aos recursos destinados à Cultura Viva.