Ministério da Cultura e Petrobrás anunciam editais que envolvem R$36 milhões em recursos para áreas e projetos específicos da cultura
No dia 22 de dezembro, o Ministério da Cultura (Minc) e a Petrobrás irão lançar uma série de editais públicos, em uma ação conjunta que prevê recursos para a cultura brasileira, em todo o território nacional. Serão contempladas ações estratégicas e projetos específicos. O evento será realizado na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil e do Gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobrás, Wilson Santarosa, entre outros.
O total de investimentos é de R$36 milhões, o maior já feito no Brasil em segmentos como artes cênicas, música erudita e patrimônio cultural. Entre outras ações, fazem parte desses editais:
Artes Cênicas – Prêmio Funarte de Fomento ao Teatro Myriam Muniz e Prêmio Funarte de Fomento à Dança Klauss Vianna.
Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza – série de seminários, conferências e debates (quatro editais) e de publicações (seis editais).
Valorização e Promoção da Capoeira – edital de apoio a projetos voltados ao desenvolvimento de ações de cidadania e inclusão sociocultural junto aos diversos setores da população.
Valorização e Fomento às Culturas Indígenas – edital de apoio aos indivíduos, grupos e redes responsáveis pela produção das expressões culturais dos povos indígenas brasileiros.
É a primeira vez que o Estado inclui esses dois últimos segmentos em programas da área.
Parte dos recursos serão investidos em ações emergenciais (incluindo a modernização do sistema de segurança da Biblioteca Nacional e a recuperação do prédio do Museu Nacional de Belas Artes) e divulgação e preservação de acervos (incluindo o Centro Universitário Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP).
Os novos editais têm a previsão de publicação em 20 de janeiro de 2006, no site do Minc.
|