Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e prefeitura de Ourinhos assinam criação de festival que quer transformar a cidade em referência da dança no país

“Quando assumi a Cultura, tinha um certo medo do interior, dos prefeitos reivindicando verbas para construir fontes luminosas. Eu quebrei a cara.”

A frase foi dita no último dia 28 por João Batista de Andrade, Secretário de Estado da Cultura em São Paulo, durante o evento de lançamento do Dança Ourinhos e anúncio de outras ações de sua pasta. Ele se disse surpreso com a riqueza cultural no interior de São Paulo e chamou a atenção das autoridades presentes para incentivar e apoiar a criação de pólos regionais.

Participaram do evento o deputado estadual Arnaldo Jardim, o prefeito de Ourinhos, Toshio Misato e seu secretário de Cultura e Turismo, Márcio Castellani, diretores de companhias de dança, coreógrafos e bailarinos.

O Dança Ourinhos, mostra nacional que terá sua primeira edição de 4 a 10 de setembro, já tem a presença confirmada de algumas das companhias de dança mais representativas do país, como a Cisne Negro, que estreará ali seu novo espetáculo.

“Ourinhos vai ser a capital da dança no Brasil”, afirmou o deputado Arnaldo Jardim.

O prefeito da cidade, Toshio Misato, lembrou que quando sugeriu que a mostra fosse realizada em Ourinhos sentiu uma certa resistência dos responsáveis pelos projetos culturais no Estado, mas insistiu por acreditar no potencial da cidade, que tem a dança como uma de suas mais ricas tradições muito bem representada na Escola Municipal de Bailado. “Estamos orgulhosos de receber este festival, toda a região está orgulhosa”, disse Misato. “Ourinhos nunca mais será a mesma depois deste evento.”

Além de espetáculos de companhias profissionais, o Dança Ourinhos terá uma mostra semiprofissional, com grupos que serão selecionados até o dia 28 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.dancasaopaulo.com.br/ourinhos e são gratuitas. Os grupos que forem selecionados receberão uma ajuda de custo, além da hospedagem, alimentação e transporte.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *