Antes atrelado às artes plásticas e gráficas, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) concede autonomia à literatura criando uma pasta específica para o setor.

Segundo matéria publicada pelo jornal Diário de Pernambuco, o escritor e jornalista Samarone Lima foi nomeado para a pasta, até então conjugada com artes plásticas e gráficas, sob responsabilidade do artista plástico Félix Farfan. “Muitas pessoas ainda não estão sabendo, porque foi uma entrada mansa. Antes de convocar o setor, precisei de um tempo para conhecer melhor a nova casa”, disse Samarone na mesma reportagem.

Samarone terá como missão desenvolver no âmbito da literatura as diretrizes estabelecidas pela política cultural da gestão estadual. “O objetivo é colocar a literatura na pauta da sociedade. O estado tem tradição de grandes vôos na literatura, e como não havia uma interlocução específica, esse trabalho estava sendo tocado com certa dificuldade”, completou ele.

Além disso, o escritor pretende aumentar a presença de bibliotecas e livrarias nas cidades do interior e já vem trabalhando com parcerias com a UFPE, Companhia Editora de Pernambuco e da sociedade civil, através de ONGs como o Centro Luiz Freire, Pontos de Cultura e bibliotecas comunitárias. “Temos acesso ao registro dos fóruns realizados nas 12 regiões de Pernambuco, e acredito que podemos fazer muito articulando projetos isolados e promovendo encontros estaduais”.

Ainda sem divulgar o orçamento disponível para 2009, alguns planos já foram anunciados, como a criação dos agentes de leitura (nos mesmos moldes dos agentes de saúde) e do selo Amigo do Livro, que premiará os melhores projetos de leitura com incentivo financeiro para aquisição de acervo. “Se conseguirmos articular esses primeiros projetos, começaremos a respirar literatura e pensar em passos maiores”.

* Com informações do jornal Diário de Pernambuco – André Dib


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *