A prefeitura de São Paulo guinchou uma obra do coletivo artístico Bijari que estava exposta em frente à Galeria Choque Cultural, em São Paulo. A obra em questão – uma carcaça de automóvel coberta com plantas, intervenção urbana da série Carro Verde – foi autuada como “carro abandonado em via pública” e só deve ser liberada após o pagamento de multa de R$ 12 mil.

Intitulada “Carro Verde”, a obra integrava a mostra Estado de Sítio, que começou em 11 de fevereiro na galeria de Pinheiros e está prevista para terminar no dia 31. A peça faz uma crítica à sociedade automatizada e foi exposta na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e na exposição austríaca Rotor, em 2009, além de ocupar espaços de eventos como a Matilha Cultural e o SWU.

Desde 2007, o Grupo Bijari faz um projeto batizado de Natureza Urbana, a partir de diversos suportes. “Constitui-se na apropriação de equipamentos e estruturas urbanas símbolos e agentes de um modelo nocivo de ocupação, mas que, ao mesmo tempo, possuem um caráter de identificação coletiva dentro do ambiente das cidades: o carro, o ônibus, o outdoor, a caçamba de lixo”, diz seu manifesto.

O grupo reclama que a Prefeitura não deu o prazo legal para defesa (cinco dias) antes da apreensão e que não tem como pagar a multa. A Subprefeitura de Pinheiros informou apenas que removeu o veículo atendendo a reclamações de vizinhos.

*Com informações do Estadão.com e Jovem Pan Online


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *