A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou na última sexta-feira (1/8) seu primeiro edital para os Pontões de Cultura do município. Cada Pontão receberá o valor total de R$ 1,2 milhão, dividido em três parcelas de R$ 400 mil, por meio de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Cultura.
Será escolhido um projeto para cada uma das seguintes categorias: Formação para Gestão Cultural; Observatório e Memória; Comunicação e Cultura Digital; Economia Viva; Infância e Juventude; e Cultura e Educação.
Cada proponente deverá escolher uma dessas diretrizes transversais para formular e submeter a sua proposta, indicando as metodologias utilizadas e as ações culturais previstas. Os projetos compreenderão três anos de trabalho.
Podem participar as instituições privadas sem fins lucrativos, (como associações, cooperativas, fundações, ONGs, OSCIPs e OSs) orientadas para atividades culturais e/ou educativas, além de instituições públicas de ensino superior, pesquisa e/ou desenvolvimento institucional. Todas devem ter sede ou filial no município do Rio. Também devem comprovar o desenvolvimento de atividades culturais há pelo menos três anos e possuir CNPJ pelo mesmo período.
A Rede Carioca de Pontos de Cultura é hoje formada por 50 Pontos de Cultura e seis Pontões da cidade. Através do Programa Cultura Viva, eles ganham apoio financeiro e são articulados em rede. Os Pontões são instituições que desenvolvem atividades de formação e articulação para os Pontos da Rede Carioca e também para os Pontos sediados no Rio que foram reconhecidos pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Ministério da Cultura. A função dos Pontões é fortalecer o trabalho dos Pontos e estreitar vínculos entre eles, além de integrá-los com agentes, grupos e outras instituições culturais da cidade.
Clique aqui para acessar o edital.