Foi divulgada pela Funarte a lista com os nomes dos 103 contemplados com o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2009. A seleção foi realizada por uma comissão composta por cinco especialistas em arte circense, sendo um de cada região brasileira.

Os projetos beneficiados estão divididos pelos sete módulos da premiação: 26 de Circos Itinerantes 1 (capacidade até 600 lugares); 30 de Circos Itinerantes 2 (capacidade acima de 600 lugares); 20 de Trupes e Grupos; dez na categoria Formação; cinco na modalidade Eventos; seis para Pesquisa e seis de Mérito Artístico.

A iniciativa da Funarte/MinC de estímulo ao segmento cultural viabiliza o desenvolvimento de projetos de artes circenses, buscando alcançar propostas de todos os estados. Nesta edição, além do apoio à aquisição de equipamentos, à realização de eventos, à capacitação profissional e à pesquisa, também foi destacada a contribuição de mestres e artistas.

Confira a lista completa dos projetos selecionados para o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2009.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

1Comentário

  • Roberto Antunes Fleck, 2 de setembro de 2009 @ 14:43 Reply

    A Funarte acerta – e muito – quando ampara os circos, uma arte milenar e de raízes essencialmente populares. Minha geração, da década de 50, assistiu a muitos e grandes espetáculos sob as lonas, graças aos circos Robatini, Sarrazani, Orlando Orfei e tantos outros. Aprendemos a amar os picadeiros e valorizar essa arte, exercitada com tantos e tantos sacrifícios. As leis de incentivo à cultura, cujas receitas provêm dos impostos pagos pelas populações humildes, que não têm qualquer possibilidade de sonegá-los, deveriam ser canalizadas para proteger,apoiar e valorizar a cultura popular, jamais para reforçar esses grandes eventos multinacionais, cuja produção nasce praticamente paga por tantos patrocinadores e apoiadores, como bancos, empresas de petróleo, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, restaurantes e transportadoras de cargas. Há tantos eventos autenticamente culturais nas pequenas cidades e grupos como os circenses que deveriam, esses sim, merecer o apoio da legislação. O Brasil precisa corrigir essa distorção, lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *