Com o anúncio do Governo de apresentar proposta de alteração da Lei Rouanet em 15 dias, o Instituto Pensarte resolveu adiar a Desconferência Geral, marcada inicialmente para o próximo dia 19 de maio. Assim, será possível promover a discussão com base no documento apresentado pelo Ministério. A nova data ainda não está fechada.

Cultura e Mercado promove um encontro de agentes culturais para debater o tema mais polêmico da atualidade, a Lei Rouanet. A primeira Desconferência Geral de Cultura e Mercado fará diagnóstico e trará propostas para o impasse gerado em torno da Lei.

O encontro terá quatro momentos. O primeiro é de “abertura”, quando será exposta a metodologia. Depois, será a vez do “diagnóstico”, reunião em grupos de discussão sobre questões definidas coletivamente, para compreensão e diagnose mais ampla do tema.

Logo após, chega a vez de lançarmos “propostas”. Num ambiente livre, aberto e democrático de exposição e debate, os participantes poderão apresentar propostas efetivas para o aprimoramento da Lei Rouanet. Por último, serão apresentados os “resultados”, com a compilação de propostas e interlocução com instâncias político-representativas para a efetivação de aprimoramentos necessários ao bom exercício do dispositivo legal em questão.

A Desconferência já está aberta e começa a partir do momento em que você se cadastra na RedePensarte, no grupo “Desconferência Geral Lei Rouanet“. Ali a discussão toma corpo, preparando temários, problematizando a questão e diminuindo percursos para o encontro presencial.


Inscrição

A inscrição é gratuita e pode ser feita da seguinte maneira:

1) Associe-se nesta rede: s://pensarte.ning.com

2) Se já é um associado inscreva-se neste grupo:
s://pensarte.ning.com/group/desconferenciaLeiRouanet

3) Se está inscrito no grupo responda este tópico dizendo EU VOU: s://pensarte.ning.com/group/desconferenciaLeiRouanet/forum/topic/show?id=1130704%3ATopic%3A21239

Pronto, o seu lugar estará garantido, ok?

Clique abaixo e participe da Primeira Desconferência Geral Cultura e Mercado:


editor

16Comentários

  • RôMULO DUQUE, 7 de maio de 2008 @ 9:37 Reply

    PESSOAL , ENCAMINHEM TAMBEM POR EMAIL COMO PARTICIPAR DA DESCONFERÊNCIA.
    ESTAREMOS LÁ.

    SERIA IMPORTANTE QUE AS ENTIDADES ORGANIZADAS DOS SETORES ESTEJAM PRESENTES E AS QUE APRESENTARAM AS PROPOSTAS QUE DESENCADEARAM A DISCUSSÃO ( APTR E REDEMOINHO)

  • Renio Quintas, 7 de maio de 2008 @ 10:12 Reply

    Opa dessa (des) construção quero participar, fundamental!
    Abs
    maestro renio Quintas

  • Jucy Monteiro, 7 de maio de 2008 @ 12:15 Reply

    Terá algum representante do Ministério da Cultura?

  • Desconferência do Cultura e Mercado emPapagallis, 7 de maio de 2008 @ 14:02 Reply

    […] Papagalis está organizando a metodologia de conversações para o Cultura e Mercado que promove um encontro de agentes culturais para debater o tema mais polêmico da atualidade, a […]

  • Editor, 8 de maio de 2008 @ 0:06 Reply

    Pessoas do Ministério da Cultura são muito bem vindas, assim como de partidos políticos, empresas, associações, ou de lugar nenhum. Pois na desconferência pessoas são apenas pessoas. Ninguém fala em nome de ninguém, a não ser de si próprio, numa desconferência.

  • Esmeralda, 8 de maio de 2008 @ 12:36 Reply

    Não entendi direito…. a desconferencia tem espaço de discussão online, mas e o evento do dia 19 vai ser transmitido online???
    Vamos ter oportunidade de assistir???

  • Maria Alice Gouveia, 8 de maio de 2008 @ 12:43 Reply

    Já que eu participei da discussão por escrito, também quero participar ao vivo. Abçs Maria Alice

  • Editor, 8 de maio de 2008 @ 13:30 Reply

    A desconferência começa já, quando os participantes organizam a discussão via internet. isso é apenas um processo preliminar, para o encontro, que é o mais importante, pois consolida as discussões, organiza demandas e propões soluções. Haverá interatividade no dia 19, mas a presença física é imprescindível. A participação on-line não substitui a física. Pelo contrário. Ela se dá em outro âmbito, apenas do relato do que está acontecendo e da proposição de pautas, discussões e opiniões. A desconferência presencial é soberana. Ela pode acatar ou não essas incursões. Por isso é insubstituível. Pensamos nessa interação apenas como uma maneira de incluir pessoas de fora de SP. Depois do dia 19 a discussão volta para a rede e a rede decidirá seus rumos.

  • Regina Moura, 8 de maio de 2008 @ 19:19 Reply

    Eu também vou.
    E como precisa desconstruir, né verdade?
    Também fico aguardando como participar.

  • Luciana Medeiros, 9 de maio de 2008 @ 13:44 Reply

    Olá, haverá inscrição? queria saber. enviem com urgencia, pois não moro em são paulo. obrigada!

  • Rubem Reis, 9 de maio de 2008 @ 14:43 Reply

    Olá

    Pretendo estar presente no dia 19 onde será o encontro? aonde?

  • Cissa Florence, 9 de maio de 2008 @ 18:24 Reply

    A inscrição para a [des]conferência geral da Lei Rouanet é gratuita e pode ser feita por aqui mesmo:
    1) Associe-se nesta rede: sss://pensarte.ning.com
    2) Se já é um associado inscreva-se neste grupo:
    sss://pensarte.ning.com/group/desconferenciaLeiRouanet
    3) Se está inscrito no grupo responda este tópico dizendo EU VOU: sss://pensarte.ning.com/group/desconferenciaLeiRouanet/forum/topic/show?id=1130704%3ATopic%3A21239
    Pronto, o seu lugar estará garantido, ok?

  • Luiz Algarra, 11 de maio de 2008 @ 19:34 Reply

    Estou participando da organização deste evento com a equipe da Papagallis, e gostaria de dizer que a desconferência do próximo dia 19 é fundamentalmente um encontro PRESENCIAL com possibilidades de participação à distância via internet. Estas possibilidades de participação serão definidas dentro da possibilidades de infra-estrutura disponíveis no local do encontro. Se contarmos com uma banda larga razoável e pudermos transmitir por streming o evento, faremos isso. No mínimo estaremos transmitindo o conteúdo das conversações em postagens na Rede Pensarte para que os participantes de todo o Brasil acompanhem o debate e possam interagir enviando perguntas. Claro que se alguém aí na escuta quiser ajudar neste processo é muito bem vindo. Apoio em tecnologia é sempre bem-vindo!

  • Yara, 12 de maio de 2008 @ 15:33 Reply

    O assunto é ótimo, porém moro no Rio de Janeiro, mas desejo estar a par do que for discutido. Sds. yara

  • André Galvão, 13 de maio de 2008 @ 5:58 Reply

    Gostaria de participar on line dos debates, se for possível, e espero que a Des/Conferência contribua com o processo permanente de construção das políticas públicas culturais.

    att,

    André Galvão
    Londrina-PR

  • candida botelho, 13 de maio de 2008 @ 15:38 Reply

    Prezados, entender que a lei está errada, e que pode até ser melhorada….. pode-se refletir sobre isso.
    De outro lado não há lei que resista à falta de cumprimento. de sua regulamentação. OU os interesses imediatistas de empresários cuja mentalidade não tem concerto. Continuam pedindo devolução de parte da verba aprovada para entrar nos seus cofres oficialmente .
    Creio que não vai mais se conseguir impedir os grandes grupos de utilizarem a lei rouanet em seu proprio beneficio, criando departamentos , projetos e ações . A grande população de agentes culturais trabalha para obter verba dos grandes grupos, que agora fazem seus proprios projetos!!!!. Assim ficam sempre os mesmos que já tem acesso aos grandes grupos, com possibilidade de obter recursos e realizar seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *