Novo site terá notícias, entrevistas e artigos e dará espaço a artistas contemporâneos que utilizam elementos de cultura tradicionalwww.culturaemercado.com.br
24/10/2003
O projeto Raízes da Tradição, que desde 1998 vem desenvolvendo pesquisa sobre técnicas do performer, performance, música, dança e tradições populares, agora passa a disponibilizar conteúdo cultural e artístico na internet. Os organizadores do projeto lançaram o site www.raizesdatradicao.com.br, com notícias, entrevistas e artigos sobre cultura nacional e internacional. Também estão na página informações sobre o trabalho do Raízes, seus objetivos, ações realizadas, imagens, parceiros, arquivos de som.
O site também terá um espaço para trabalhos de artistas contemporâneos (músicos, atores, diretores, dançarinos etc) que incorporam na sua arte elementos culturais tradicionais. Já está no ar uma entrevista com o músico e pesquisador americano Jeff Duneman, que fala como a música e a atitude do cenário manguebeat influenciaram suas pesquisas e o trabalho da sua banda ? a Red Earth, do Novo México. Em outra seção do site, o músico e produtor Zé da Flauta reflete sobre o que é o forró.
Idealizado pela Engenho Produções Artísticas (empresa com sede na cidade de São Paulo), o projeto Raízes da Tradição é uma reunião de artistas, comunicadores, produtores, documentaristas, designers e pesquisadores do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. Nos seus cinco anos de atividades, o Raízes realizou shows, palestras, oficinas e aulas-espetáculo, com apoio de diversas empresas e instituições do Brasil e do exterior.
O objetivo do Raízes é divulgar a produção cultural popular tradicional e a arte contemporânea que trabalha no veio desta tradição. Outra linha de ação do projeto é a promoção do intercâmbio entre estudiosos, acadêmicos, mestres, artistas, estudantes universitários, educadores e público em geral. Quem dirige isso tudo é a atriz, bailarina e produtora carioca Ana Paula Jones. O site, especificamente, é dirigido pelo músico (baterista dos grupos Querosene Jacaré e Monjolo) e jornalista pernambucano Adelson Luna. As bailarinas e produtoras paulistas Roberta de Carvalho e Carina Arantes, coordenam, respectivamente, as áreas de produção e pesquisa.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.