A idéia do encontro é apontar como a diversidade cultural pode trazer vantagens competitivas, gerar empregos e impulsionar a economia do país.

A PUC-SP promove dia 17/2, às 19h40, no Tuca (rua Monte Alegre, 984 – Perdizes), o seminário internacional Economia Criativa. A idéia é debater o conceito e as relações desse segmento e sua interface com as políticas públicas municipais, estaduais e federais e com o setor educacional.

O encontro irá reunir professores, pesquisadores, empresários e profissionais ligados ao Terceiro Setor, à cultura e ao entretenimento para estudar cadeias produtivas criativas e novas linhas de financiamento, sempre com foco no desenvolvimento econômico, geração de empregos e inclusão social. 

“Atualmente, os negócios ligados ao lazer e ao entretenimento estão em foco na economia e são discutidos especialmente em países como a Índia, China, Espanha e a Irlanda. Deve-se investir na criatividade do ser humano e na sua capacidade em prestar serviços nessas áreas”, observa o Vice-Reitor da PUC-SP, Antonio Vico Mañas.    

Com o esgotamento dos recursos duráveis do planeta, a criatividade se torna uma grande aliada como motor para impulsionar a economia do país. Trata-se de um recurso que não se esgota, pelo contrário, se multiplica. Criar e fazer da cultura a maior aliada na busca por um desenvolvimento sustentável estão na base do diálogo que a PUC-SP promove neste encontro que reúne especialistas da indústria do samba ao turismo.      

Os participantes irão debater a necessidade de se formular políticas públicas e privadas para incentivar a geração de empregos, o aumento da renda e a inclusão social aproveitando a diversidade cultural brasileira e a facilidade dos jovens em compreender a linguagem artística desses programas de qualificação.

O objetivo é compreender como o entretenimento e a economia se unem para formar parcerias com os setores público, privado, socioambiental, tecnológico e científico, isto é, através das artes cênicas (teatro, dança, circo, marionetes e ópera), visuais e audiovisuais (pintura, escultura, fotografia, cinema, rádio e TV), edição e imprensa (livros, jornais e revistas), desenho (arquitetura, interiores, design, moda e jóias), herança cultural (artesanato, festivais, festividades culturais, carnaval), música (concertos, shows, CDs) e novas mídias ligadas à tecnologia da informação e da comunicação (games, internet, móbile e softwares).

Durante o seminário, a chefe do Programa Mundial da Economia Criativa e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (ONU/Unctad), Edna Duisemberg, abordará as principais atividades desenvolvidas pela entidade, com maior ênfase na África. 

Também estarão presentes Pablo Martins (Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura), Luiz Sales (São Paulo Turismo) e Alberto Alves da Silva Filho (Escola de Samba Nenê de Vila Matilde), que apresentarão o projeto Fábrica dos Sonhos – Cidade do Samba de São Paulo, da cadeia produtiva das escolas de samba paulistas.   

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (11) 3670-8227 ou pelo e-mail imprensa@pucsp.br


editor

1Comentário

  • antonio vico, 5 de março de 2010 @ 12:23 Reply

    […] en M¡laga: Casa Antonio Est¡ situado en la calle Antonio Vico de M¡laga. Es un:: CULTURA E MERCADO :: o blog das pol­ticas culturais …Deve-se investir na criatividade do ser humano e na sua capacidade em prestar servi§os nessas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *