O grupo Time Warner Inc. teve um crescimento de 6% em suas receitas em 2010, atingindo US$ 26,9 bilhões. Trata-se do maior crescimento da empresa desde 2004, com faturamento de US$ 1,88 bilhão nos EUA e US$ 2,93 bilhões no mercado internacional. O resultado é atribuído, de uma forma geral, aos bons desempenhos das redes de TV e da indústria de filmes. Houve queda de 11% no mercado norte-americano, em relação a 2009, mas um aumento de 53% nas receitas internacionais. Entre as majors, a Time é o estúdio com maior market share em ambos os mercados, 18,2% nos EUA e 23,1% no mundo.

Com receitas de publicidade, a empresa cresceu 10%, índice ampliado pelo desempenho dos canais da Turner, de 14%. Houve crescimento também na receitas de assinaturas dos canais Turner e HBO, e na venda de conteúdos no mercado internacional – como a série de TV “Two and a Half Men” ( exibido no Brasil pelo canal por assinatura Warner Channel e no SBT).

No cinema, os grandes sucessos da Warner em 2010 foram o último episódio da série “Harry Potter”, que faturou US$ 831,2 milhões (apenas bilheteria), “Inception – A Origem”, com US$ 825,4 milhões, e “Fúria de Titãs”, com US$ 493,2 milhões.

A Fox ficou estável no mercado doméstico, com US$ 1,66 bilhão, e cresceu 16% no internacional, chegando a US$ 2,9 bilhões. A Disney, terceiro lugar no ranking, faturou US$ 1,49 bilhão nos Estados Unidos (crescimento de 22%) e US$ 2,3 bilhões (35%) no mercado internacional. Em seguida vem a Paramount, com US$ 1,74 bilhão (18%) e US$ 1,98 bilhão (49%), e a Sony, que fechou 2010 com faturamento doméstico de US$ 1,27 bilhão e internacional de US$ 1,4 bilhão (queda 13% e 37% nos dois mercados, respectivamente). Na lanterna ficou a Universal, que se manteve estável no mercado local, com faturamento de US$ 0,89 bilhão, e cresceu 11% no resto do mundo, com receitas de US$ 1,2 bilhão.

*Com informações do M&M Online e da Tela Viva News


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *