Segundo pesquisa divulgada pela IFPI, entidade que reúne gravadoras do mundo todo, o faturamento global do setor fonográfico caiu mais de 8% em 2008, ficando em 18,42 bilhões de dólares, puxado pela redução das vendas nos Estados Unidos.

Ainda segundo a pesquisa, a queda se deve a transição da comercialização de músicas para formatos digitais mais baratos do que o disco, como o MP3, e da pirataria desenfreada em muitos países.

No geral, o faturamento do setor caiu 19 por cento nos EUA no ano passado, enquanto na Europa a redução foi de 6 por cento, e na América Latina ficou em 5 por cento. A única região que registrou aumento no faturamento foi a Ásia, com um tímido 1 por cento.

As vendas de suportes físicos para música, como CDs, caiu 15 por cento em nível global, ficando em 13,83 bilhões de dólares. A queda foi mais acentuada nos EUA (quase um terço) e na Europa (11 por cento).

Já as vendas digitais (downloads, transmissão para celulares, assinaturas online e streaming com publicidade) cresceram 24 por cento no mundo, atingindo 3,78 bilhões de dólares. Os EUA dominam a venda digital de música, onde as vendas aumentaram 16,5 por cento, chegando a 1,78 bilhão de dólares.

As maiores empresas globais do setor são Universal, do grupo Vivendi, Sony Music, Warner e EMI.

* Com informações da Reuters Brasil – Yinka Adegoke


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *