A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI), representada pelo diretor de Programas Integrados, Bernardo Novais Mata Machado, participa nesta quinta-feira (10/5) em Taperoá, na Paraíba, do Encontro Pontão Cariri Território Cultural, ocasião em que haverá assinatura coletiva de adesão de 41 municípios do estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Cidades de quatro núcleos (Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão), que são contemplados pelo Projeto Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, irão integrar o programa.

O Cariri paraibano é a primeira região do país a se unir para aderir ao SNC. Com essa adesão, os municípios passam a integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo governo federal e a receber recursos via Fundo Nacional de Cultura.

Uma das metas do Plano Nacional de Cultura – previstas para serem atingidas em 2020 – prevê um Sistema Nacional de Cultura com 100% dos estados e 60% dos municípios com sistemas de cultura implementados.

Participarão do encontro os fóruns de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, de Cultura e Turismo do Cariri Cearense, de Cultura do Agreste Pernambucano e da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba, formada por 54 pontos e três pontões. Os alunos do pontão farão apresentações artísticas durante o evento.

Cultura Viva – O Programa Cultura Viva, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania Cultural, também será debatido numa palestra com a presença da secretária Márcia Rollemberg. Em seguida haverá uma mesa redonda com a participação de representantes dos fóruns e pontos de cultura.

Antes da palestra, os convidados conhecerão as instalações da Universidade Leiga do Trabalho (ULT), sede do Pontão Cariri Território Cultural, que mantém um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, voltado para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com diversas entidades.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *