Com o tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, acontece de 7 a 11 de julho o 3º Fórum Nacional de Museus, em Florianópolis/SC. O tema foi criado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.

As inscrições, que se encerram dia 30 de junho, devem ser feitas por meio do portal do evento: www.3forumnacionaldemuseus.com.br. As vagas para o fórum e para as atividades oferecidas, como mini-cursos e grupos de trabalho, são limitadas. As inscrições no local estão condicionadas à disponibilidade de vagas.

A programação paralela do 3º Fórum Nacional de Museus também contará com a reunião de parlamentares ibero-americanos da área de cultura e da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. O 3° FNM será um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.


editor

1Comentário

  • Diego Henriques, 1 de julho de 2008 @ 12:22 Reply

    Muito interessante esse tema do Fórum! O evento é importante por conseguir reunir tantas pessoas e instuições em torno de uma discussão funcamental para o futuro da política cultural do país. E ainda é uma oportunidade para os museus divulgarem a sua história e o seu acervo, como é o caso do Museu Casa do Pontal (RJ), com o maior acervo de arte popular brasileira, que lançará o sua nova publicação, o “Caderno de Conservação e Restauro de Obras de Arte Popular Brasileira”, contando com detalhes as experiências na conservação das suas 8.000 obras. O lançamento será no dia 7 de julho, às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *